Android P: Nova medida na versão aumentará a segurança e privacidade

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Android P chegará de forma oficial já esta próxima terça-feira na Google I/O. A nova versão do sistema Android não trará muitas mudanças de design, porém, olhará de forma séria para a segurança e privacidade do utilizador.

Depois do escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica e a nova implementação da GDPR na Europa, eis que a Google também quer melhorar o seu sistema operativo mobile.

Vê ainda: Xiaomi tem uma nova prioridade no mercado dos smartphones – a Europa

De acordo com as novas informações vidas do XDA, o Android P deixará de dar a possibilidade a que aplicações tenham acesso livre às informações da tua internet. Isto é mais simples do que parece.

Pondo isto em termos práticos com exemplos de aplicações. Toma em atenção que os nomes as aplicações são meramente figurativos.

Android P será desvendado amanhã pela Google

Imagina que tens a aplicação do Facebook e do Youtube no teu smartphone. Se clicares num link externo dentro do Facebook, o Youtube (ou qualquer outra aplicação) pode ter acesso a qual o link externo que acedes. Desta forma, os desenvolvedores conseguem reter mais informação para criar um perfil mais exato do utilizador.

Pois bem, com o novo Android P tal não será possível. Lembro que falei do Facebook e Youtube como exemplo, isto acontece com qualquer aplicação que tenha aquele código de rastreio.

As novas mudanças começarão a ser implementadas assim que o Android P chegue aos smartphones Android.

O Android P será revelado amanhã, contudo, demorará algum tempo até que a nova versão seja implementada nos smartphones da Google. Já quanto aos outros equipamentos, tal como é habitual, levará quase um ano para que os equipamentos recebam a nova versão. Infelizmente nem todos terão este previlégio.

O que mudará com o Android P

1- Suporte para smartphones com Notch: A Notch chegou primeiramente com o Essential Phone e ficou na moda com o iPhone X. A Google sabe que os fabricantes Android trarão esta tão criticada característica, assim sendo, oferece apoio para os desenvolvedores face esta nova tendência.

2- Google Assistant é mais inteligente: A Google Assistant terá um foco maior no Android P. Com a nova atualização os desenvolvedores poderão implementar a assistente nas suas aplicações. É uma questão de tempo até que fique ainda mais habitual falar com o smartphone em vez de escrever.

3- Melhoria de privacidade: Os problemas com privacidade dos últimos tempos fizeram com que a Google olhasse de forma atenta para esta situação. Os utilizadores terão controlo máximo face as informações que oferecem às aplicações. Os desenvolvedores não conseguirão aceder à câmara ou localização quando a aplicação não está aberta, ou quando o utilizador não forneceu essa mesma autorização.

4- Esquece aplicações antigas: Quando um utilizador instala uma aplicação que não foi desenhada para versões de Android acima de 4.2 será informado dos problemas que possam existir. Nomeadamente de segurança e bugs. Os desenvolvedores ficarão obrigados a atualizar as suas apps.

5- Modo bateria será diferente: Esquece o laranja enorme na barra inferior quando o smartphone está a salvar bateria. Em vez disso terás uma notificação indicando que tens o modo ativo

Assuntos relevantes na 4gnews:

WhatsApp. Nova atualização fará da aplicação mais completa

Huawei Honor 7S chegará em breve à Europa

Xiaomi Mi Band 3 sairá em conjunto com o Xiaomi Mi 7

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.