Será do conhecimento geral o facto de o Vulkan API ser considerado o sucessor do OpenGL, sendo anunciado em 2015. Este Vulkan Graphics API já tinha sido incluído na versão Android Nougat, a 7ª versão deste sistema operativo da Google. Na altura seria uma grande melhoria para a performance em jogos para smartphones com este sistema operativo. Agora, ficamos a saber que para o Android P teremos mais "poder"!
Com efeito, a mais recente versão, o Vulkan 1.1 será incluído na próxima grande versão do sistema operativo da Google. Com chegada agendada para o mês de agosto de 2018, o Android P será a 9ª versão deste sistema, sendo também o sucessor para o Android Oreo, a 8ª versão deste OS. Ora, trará uma grande melhoria no desempenho gráfico, algo que todo e qualquer gamer apreciará.
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Efetivamente, o suporte para Vulkan 1.1 estará incluído com o Android P segundo as informações presentes no Android Open Source Project (AOSP). Informação avançada em primeira mão pelo portal XDA Developers. Mas afinal, o que é que isto significará para o consumidor comum? O que mudará na utilização diária do smartphone Android?
Em primeiro lugar, o que é uma API? A sigla representa as palavras "application programming interface". Ora, a interface de programação das aplicações. Para o utilizador comum isto significará que a partir do Android P veremos gráficos cada vez melhores e mais próximos do nível de consola.
Android P - "revolução" gráfica com o Vulkan 1.1
Esta é a grande promessa da Vulkan 1.1, uma revolução ou pelo menos uma grande melhoria nos jogos a partir do Android P. Mais ainda, teremos um aspecto mais similar ao das consolas como por exemplo uma Galaxy S7.
Todavia, para já a Vulkan ainda está praticamente em fase experimental, ainda não vimos os programadores a dela tirarem proveio. Algo que mudará, finalmente, assim que chegar o Android P com suporte total Vulkan 1.1. As diferenças serão sentidas principalmente nas melhorias de renderização de imagens e gráficos. Teremos uma melhoria significativa perante a atual geração da API (OpenGL ES).
Em última análise, os benefícios da Vulkan só serão sentidos assim que os programadores adotarem esta API. A partir daí poderemos começar a ver novas aplicações e jogos que já tirem proveito do suporte nativo do Android P para esta nova tecnologia. Algo que já deverá estar presente na segunda "Developer Preview" da próxima versão do sistema operativo da Google.
Ainda assim, em 2019 (ou mesmo finais de 2018), poderemos assistir a uma "revolução" gráfica.
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