Home Android

Android P terá uma melhor performance em jogos com a Vulkan 1.1

O Android P deverá ser disponibilizado e apresentado oficialmente em agosto de 2018.

Vulkan 1.1 Android P
Com a chegada da próxima versão do sistema operativo teremos boas novidades para os Gamers

Será do conhecimento geral o facto de o Vulkan API ser considerado o sucessor do OpenGL, sendo anunciado em 2015. Este Vulkan Graphics API já tinha sido incluído na versão Android Nougat, a 7ª versão deste sistema operativo da Google. Na altura seria uma grande melhoria para a performance em jogos para smartphones com este sistema operativo. Agora, ficamos a saber que para o Android P teremos mais “poder”!

Com efeito, a mais recente versão, o Vulkan 1.1 será incluído na próxima grande versão do sistema operativo da Google. Com chegada agendada para o mês de agosto de 2018, o Android P será a 9ª versão deste sistema, sendo também o sucessor para o Android Oreo, a 8ª versão deste OS. Ora, trará uma grande melhoria no desempenho gráfico, algo que todo e qualquer gamer apreciará.

Vê ainda: 51% dos leitores não se importam com a ‘Notch’ nos Android e no iPhone

Efetivamente, o suporte para Vulkan 1.1 estará incluído com o Android P segundo as informações presentes no Android Open Source Project (AOSP). Informação avançada em primeira mão pelo portal XDA Developers. Mas afinal, o que é que isto significará para o consumidor comum? O que mudará na utilização diária do smartphone Android?

Em primeiro lugar, o que é uma API? A sigla representa as palavras “application programming interface“. Ora, a interface de programação das aplicações. Para o utilizador comum isto significará que a partir do Android P veremos gráficos cada vez melhores e mais próximos do nível de consola.

Android P – “revolução” gráfica com o Vulkan 1.1

Esta é a grande promessa da Vulkan 1.1, uma revolução ou pelo menos uma grande melhoria nos jogos a partir do Android P. Mais ainda, teremos um aspecto mais similar ao das consolas como por exemplo uma Nintendo Switch, um feito notável para os smartphones em si. Aqui importa frisar que a Samsung já suporta a API Vulkan desde 2016 com o Galaxy S7.

Todavia, para já a Vulkan ainda está praticamente em fase experimental, ainda não vimos os programadores a dela tirarem proveio. Algo que mudará, finalmente, assim que chegar o Android P com suporte total Vulkan 1.1. As diferenças serão sentidas principalmente nas melhorias de renderização de imagens e gráficos. Teremos uma melhoria significativa perante a atual geração da API (OpenGL ES).

Em última análise, os benefícios da Vulkan só serão sentidos assim que os programadores adotarem esta API. A partir daí poderemos começar a ver novas aplicações e jogos que já tirem proveito do suporte nativo do Android P para esta nova tecnologia. Algo que já deverá estar presente na segunda “Developer Preview” da próxima versão do sistema operativo da Google.

Ainda assim, em 2019 (ou mesmo finais de 2018), poderemos assistir a uma “revolução” gráfica.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Honor 10 deslumbra em novas fotos com ecrã completo

OnePlus 6 chega em Abril à Europa perante a aposta da Huawei e Xiaomi?

Huawei Mate 20 já revelou o seu poder na AnTuTu com o Kirin 980

Fonte |

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).