Android P trará os gestos de navegação do Apple iPhone X e OnePlus 6

Rui Bacelar
Android P gestos de navegação Apple iPhone X
A próxima grande versão deste sistema operativo já estará preparada para "Ecrãs completos".

Será a próxima grande versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, o Android P ou a 9ª versão deste OS. Agora, ficamos a saber que entre o seu rol de novidades teremos os gestos para navegação. Algo que ficaríamos a conhecer no Apple iPhone X e que também já está confirmado para o smartphone OnePlus 6.

Com efeito, estes gestos para navegação no Android P serão muito similares aos implementados pela concorrência. Pelo menos de acordo com a publicação 9to5Google, mais concretamente com o seu editor-chefe, Stephen Hall. Segundo ele, teremos aqui algumas das características que farão também o seu caminho para o OnePlus 6 que chega nas próximas semanas.

Vê ainda: Android. Ainda que faltem atualizações, continua mais seguro do que o PC

Stephen Hall, através da sua conta de Twitter, refere que estes gestos para navegação estarão efetivamente presentes no Android P. Aliás, mostra-se 100% confiante desta informação, segundo o que as suas fontes lhe revelaram. Mais ainda, na passada semana, Hall explicaria algumas das novidades do Android P, entre elas o suporte para a DNS sobre a TLS.

Para o utilizador comum, os gestos de navegação podem substituir completamente os botões de navegação. Mais concretamente, tal como sugerido para o OnePlus 6, com os deslizes (swipes) poderás controlar a navegação no teu smartphone Android. Isto permitirá libertar a totalidade do ecrã para que possas usufruir dos conteúdos.

Apple iPhone X popularizou os gestos para navegação

Ainda assim, com o Android P os utilizadores terão duas opções ao seu dispor para controlar o dispositivo. Caso queiram manter-se-á a barra de navegação que já todos conhecemos desde o início deste sistema operativo. Ainda assim, para quem preferir, os gestos de navegação transformarão o teu Android num terminal idêntico ao Apple iPhone X, na forma como o controlas. Algo que seria também avançado pelo editor da publicação Ars Technica que também referiu esta característica para o Android P.

Apple iPhone X OnePlus 6 gestos para navegação Android P LineageOS 15.1
A primeira versão de testes do Android P foi distribuída pela própria Google no início de março.

OnePlus 6 também trará os gestos para navegação, serão nativos do Android P

Mais concretamente, segundo ele na mais recente compilação do Android P, a 1ª Developer Preview, já não apresenta a barra de navegação. Em vez disso, pode depender exclusivamente de gestos para Retroceder, Voltar ao ecrã inicial e/ou entrar no Menu das Apps abertas / recentes.

Mais ainda, o botão "Home", no ecrã, terá agora uma forma mais achatada e oval e, segundo Hall, desaparecerão completamente em certas situações. Ora, aqui deduzimos que, tal como no futuro OnePlus 6, também o Android P quererá aproveitar ao máximo todo o espaço do ecrã. Desta forma o utilizador deverá aprender a "dominar" estes gestos que aqui detalhamos. Ainda assim, será uma função opção, não imperativa como no Apple iPhone X.

Aguardamos agora pela disponibilização da segunda Developer Preview, aí sim, já deveremos ter uma ideia concreta do seu funcionamento. Espera-se ainda que já traga uma nova animação para as transições entre menus, janelas e aplicações. Por último, durante a próxima edição da conferência Google I/O, em maio, teremos certamente mais informações.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Fotos tem novidades para Cães e Gatos graças ao Lens

Terá a Google revelado o nome do sucessor do Oreo?

Android Oreo chegará esta semana aos Samsung Galaxy S7

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.