Android P: Tudo o que mudará com o novo software da Google

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Android P está aqui e já ser instalado nos smartphones da Google. O novo software da Google trará mudanças aos smartphones Android, principalmente àqueles que utilizam um User Interface muito idêntico ao stock Android.

As mudanças vão sendo adicionadas à medida que novas versões vão chegando ao software, por isso mesmo, achamos melhor dar um olhar a tudo o que mudou para já.

Vê ainda: LG Q Note poderá ser o futuro concorrente ao Samsung Galaxy Note 9

Lembro que o Android P será revelado de forma oficial na Google I/O em maio. O nome do software deverá também ser apresentado na conferência de desenvolvedores da Google.

Até ao momento acredita-se que possa ser "Pinapple" devido à informação da pass de Wi-fi referida na aplicação da Google I/O.

Android P será revelado na Google I/O em maio

O novo Interface da empresa de Mountain View trará melhoria s nível de performance e autonomia, contudo, acredito que essa melhoria seja óbvia face às antigas atualizações.

1- Suporte para smartphones com Notch: A Notch chegou primeiramente com o Essential Phone e ficou na moda com o iPhone X. A Google sabe que os fabricantes Android trarão esta tão criticada característica, assim sendo, oferece apoio para os desenvolvedores face esta nova tendência.

2- Google Assistant é mais inteligente: A Google Assistant terá um foco maior no Android P. Com a nova atualização os desenvolvedores poderão implementar a assistente nas suas aplicações. É uma questão de tempo até que fique ainda mais habitual falar com o smartphone em vez de escrever.

3- Melhoria de privacidade: Os problemas com privacidade dos últimos tempos fizeram com que a Google olhasse de forma atenta para esta situação. Os utilizadores terão controlo máximo face as informações que oferecem às aplicações. Os desenvolvedores não conseguirão aceder à câmara ou localização quando a aplicação não está aberta, ou quando o utilizador não forneceu essa mesma autorização.

4- Esquece aplicações antigas: Quando um utilizador instala uma aplicação que não foi desenhada para versões de Android acima de 4.2 será informado dos problemas que possam existir. Nomeadamente de segurança e bugs. Os desenvolvedores ficarão obrigados a atualizar as suas apps.

5- Modo bateria será diferente: Esquece o laranja enorme na barra inferior quando o smartphone está a salvar bateria. Em vez disso terás uma notificação indicando que tens o modo ativo.

Mudanças no design do Android P

O Android P também trará algumas mudanças de design. Como referi, estas mudanças podem aumentar à medida que novas betas vão aparecendo.

Olhando para as fotografias acima poderás ver algumas das mudanças do User Interface. As definições rápidas mudam o um pouco o design com uma ideologia mais clara. A barra de pesquisa Google passa para a parte de baixo e o design das notificações e "ligar/reiniciar" também muda.

Estas são as principais mudanças do novo Android P da Google. A Google I/O em maio será um evento a não perder. Para além de nos dar todas as novidades saberemos qual o caminho que a empresa de Mountain View tem preparado para este ano.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 pode custar 460€ na sua versão base – Rumor

Gostavas de fazer parte da equipa 4gnews? Sabe como!

Microsoft – 5 pontos de destaque no Windows 10 April 2018 Update

Via 2

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.