Android P: As principais mudanças de visual no novo Interface da Google

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A primeira "preview" para o Android P chegou ontem e as novidades são mínimas no que toca ao User Interface do novo sistema operativo. A Google decidiu manter a estrutura do Android Oreo, adicionando apenas pequenas melhorias àquilo que parecia menos 2018.

Os rumores deste Android P foram muitos, porém as mudanças nem por isso. O novo "P" mantém a ideia de interface do típico "Android Puro" e adicionou apenas pequenas melhorias.

Vê ainda: Huawei P20 – Este deverá ser o aspeto final dos novos “Apple iPhone X”

De referir que estas atualizações podem ir mudando gradualmente à medida que as mais "previews" vão chegando.

A apresentação oficial do novo sistema deverá ter data para maio na conferência Google I/O nos Estados Unidos da América.

Android P chega oficialmente na Google I/O em maio

Uma das maiores mudanças do Android P são as definições rápidas. A mudança de User Interface faz destas definições um pouco mais modernas com ícones circulares. Alongando as definições rápidas com um "swipe" vemos que todo o UI foi modificado de forma a nos dar um visual mais moderno.A "dock" inferior continua igual. A pesquisa Google passa para baixo, tal como tínhamos visto na última atualização do Oreo 8.1. Ou seja, neste segmento nada mudou.

Uma das mudanças mais significativas foi no ajuste de som. Em vez da típica barra de som na parte superior do ecrã, vemos a barra de som com um visual mais atrativo no canto do ecrã. Podes modificar o som de "Média" para "Sistema". Isto significa que facilmente terás a oportunidade de aumentar o volume da música, contudo, manter o terminal em silêncio.

O botão Home agora deixa-te tirar uma captura de ecrã. Esquece lá a combinação de botões para tirar um printscreen. Com o Android P basta pressionares durante uns segundos o botão Home e terás a possibilidade de "desligar" o smartphone, "reinicia" e tirar uma "captura de ecrã".

A fonte do texto também é diferente, porém, não me parece que seja uma mudança significativa nem drástica.

O modo de "poupança de autonomia" está diferente. Em vez de teres as barras cor de laranja no topo e inferior, terás apenas uma notificação indicando que o modo está ligado.

As definições contam agora com ícones mais coloridos e circulares. Isto pode não dizer muito para já, porém, pode ser o início de uma revolução de design no User Interface.

A "monocelha" também chegou ao Android P. A nova versão dos sistema permite a todos os fabricantes ter um maior controle face ao local das notificações se os seus smartphones contarem com o ridículo corte na parte superior do ecrã.

Como referi, as mudanças não são muitas, contudo, é provável que venham a aumentar à medida que as "previews" venham chegando.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Windows 10 S chegará a todos os dispositivos com software da Microsoft

Huawei Mate 10 Pro já tem um clone com carregamento sem-fios!

OnePlus 6 será o próximo smartphone com a monocelha da Apple

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.