Android P: Google adicionará um tema negro ao seu sistema operativo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Não é segredo para ninguém que o desenvolvimento do futuro Android P já está em curso. Embora a Google nunca o tenho dito publicamente forma explicita, as pistas estão todas lá. Esse anúncio oficial não passa de uma mera formalidade que a empresa de Mountain View não vê necessidade em realizar.

Ao longo das últimas semanas têm sido vários os rumores acerca do Android P. Mais especificamente sobre as possíveis novidades que o mesmo trará. Grande parte delas provêm da página Android Open Source Project. Uma página detida pela própria Google.

Vê ainda: Google Assistant continua a expandir-se e já suporta múltiplos idiomas

Enquanto que não é disponibilizada a primeira versão de testes do Android P, continuamos no reino da especulação. Só quando a mesma chegar às mãos dos desenvolvedores é que começaremos a ter informações palpáveis sobre o futuro do sistema operativo móvel mais utilizado no mundo.

Desta feita, vamos olhar para uma novidade que está já garantida. Pelo menos é isso que se retira das recentes declarações da Google. A nova versão do seu sistema operativo irá contar com um tema escuro nativamente.

No passado mês de novembro, um utilizador pediu à Google por um tema escuro no Android P. Na altura, a empresa respondeu que iria passar a mensagem à sua equipa de engenheiros encarregue pelo desenvolvimento desse sistema operativo.

Aos poucos vamos descobrindo as novidades implementadas pela Google no Android P

Passados três meses sobre tal acontecimento, a Google veio reatar esta discussão. A empresa afirma agora que a sua equipa de engenheiros já adicionou essa possibilidade. A mesma será disponibilizada numa futura versão do seu SO.

É verdade que nos deparamos com uma calendarização muito vaga. No entanto, o mais óbvio será aquando do lançamento do Android P. Por esta altura, muito provavelmente a empresa já não planeia grandes atualizações para o Oreo. As suas atenções estarão focadas no seu sucessor.

Este tema dos temas escuros não é propriamente inédito. Importa relembrar que o Android Oreo já possui esta funcionalidade. O sistema operativo é capaz de adatar a tonalidade da sua interface ao wallpaper que o utilizador está a utilizar. Porém, a mesma é exclusiva dos equipamentos Pixel e Nexus.

Com esta adição ao Android P, poderemos estar perante uma massificação desta funcionalidade. Os pormenores haverão de ser revelados na pior das hipóteses em maio, por ocasião da Google I/O, onde este SO será oficialmente desvendado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo 8.1 beta já está a chegar ao Essential Phone via OTA

Apple AirPower: Carregador sem fios pode chegar já no próximo mês

Pokémon GO: Kyogre, Groudon e Rayquaza juntam-se à Legendary Week

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.