Android P: Nova funcionalidade adicionada ao sensor biométrico

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Todos nós gostamos de ver a vida simplificada quando estamos a usar um smartphone. Qualquer pequena adição que chegue para apressar processos é bem-vinda. No Android P da Google, além de desbloquear o terminal, o teu sensor biométrico vai ter mais uma função.

Se fores como eu, tens o teu brilho a esvanecer-se aos 30 segundos/1 minuto, pois é o tempo correto para um uso normal. No entanto, quando se está, por exemplo, a ler um artigo na 4gnews, esse tempo pode não ser suficiente.

Vê ainda: MIUI 10 trará o Android Oreo a todos estes dispositivos Xiaomi

Todos nós já estivemos a ler algo no nosso smartphone e o brilho baixa. Aí, temos de tocar no ecrã um pouco, ou fazer um swipe up/down para que este não adormeça e possamos continuar a leitura.

Esta funcionalidade do Android P vai melhor a tua experiência de leitura no smartphone

Agora, no Android P, a vida ficará facilitada. Quando o teu smartphone tentar adormecer, um simples toque no sensor biométrico vai permitir que o ecrã se volte acender.

Simples e intuitivo. Tendo em conta a forma como agarramos o telefone enquanto lemos, esta função será de ouro para os utilizadores. Como a grande fatia dos smartphones Android possuem sensor de impressões digitais na traseira, não há nada mais cómodo.

Na próxima versão do sistema operativo da Google, mal toques neste sensor, o ecrã volta a acender-se. Não vais sentir nenhuma vibração e a contagem que tiveres pré-definida para o ecrã se desligar, volta ao início.

<span data-mce-type="bookmark" style="display: inline-block; width: 0px; overflow: hidden; line-height: 0;" class="mce_SELRES_start"></span>

Isto permite que não tenhas de alterar o sítio do texto que estavas a ler, ou fazer scrolls desnecessários. Parece tão simples que nos perguntamos como esta função não foi implementada há mais tempo.

Esta adição aparece na versão DP2 no Android P e estará em breve disponível para os utilizadores. Por enquanto, a próxima versão do sistema operativo está apenas disponível para desenvolvedores ou para quem se candidatar ao beta program.

Através deste link podes saber quais os dispositivos que podem abarcar a versão beta do sistema operativo da Google. Se o teu aparelho estiver entre os compatíveis, podes utilizar já a versão de testes da próxima versão do sistema operativo da Google.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi band 3: Manual dá-nos um vislumbre da futura smartband

HTC U12+ ultrapassa o iPhone X e Huawei P20 na DxOmark

Apple estará a preparar um novo HomePod da Beats por 199 dólares

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.