Android P? Google já faz planos de características para o Android Q

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Android P ainda não chegou e já se fala no Android Q. Pois é, a Google já começa a planear quais as características que entrarão na próxima atualização Android e quais as que sairão apenas na versão seguinte.

O Android Oreo ainda está em apenas 1.1% dos smartphones e o novo "P" já tem data anunciada para maio. Aliás, é possível que aconteça exactamente o mesmo que o ano passado. Acredita-se que a Google lançará o novo "P" em modo Beta para os Pixel e só depois apresentará as novas funcionalidades na conferência I/O em maio.

Vê ainda: Vivo e Essential podem “salvar-nos” da notch do iPhone

Ainda pouco se sabe sobre as novas possibilidades na futura atualização. Sabemos que o novo "P" oferecerá apoio para smartphones com "notches" idênticos ao iPhone X. Fala-se ainda que a Google Assistant deverá estar mais presente no "P".

Android P chegará nos próximos meses na Google I/O, Android Q só para 2019

Uma das características que não sairá no P mas será revelado no Android Q é a "Assisted Dialing". Esta funcionalidade já está presente em alguns smartphones, incluíndo os Google Pixel, contudo, será a primeira vez que chegará à framework do sistema operativo, isto é, todos os smartphones o terão.

Esta simples funcionalidade basicamente ajudar-te-á a telefonar para o teu país caso estejas em férias num outro. Ou seja, não será necessário introduzires o +351 caso na tua agenda o número não esteja gravado como tal. O "Assisted Dialing" perguntar-te-á primeiramente qual o teu país e a partir desse momento definirá todos os contactos portugueses como +351.

É uma funcionalidade quase sem relevância mas que será interessante para todos aqueles que passam muito do seu tempo num outro país.

O novo leak mostrou que esta funcionalidade não integrará o "P" mas sim o futuro Android Q que deverá ser anunciado apenas em 2019. Até lá, tenho a certeza que haverão desenvolvedores a criarem algo idêntico em apps na Google Play Store.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung apresentará dia 7 de março o novo portfólio de TV’s QLED

Huawei quer ultrapassar a Apple em apenas 2 anos, Samsung na mira…

Samsung Galaxy S9, a única opção face ao Apple iPhone X?

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.