Android P: Já podes ter o teu smartphone idêntico à próxima versão do SO

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Android P será revelado de forma oficial na Google I/O a meados deste mês. O Android P já está em "developer Preview" para os desenvolvedores e portadores de um Google Pixel, contudo, continua longe da maior parte dos smartphones.

O problema do sistema Android é a fragmentação do mercado. Quando o Android P chegar ao mercado de forma oficial para todos os utilizadores, só os utilizadores Google Pixel ou com dispositivos com Android Puro é que receberão as atualizações a tempo e horas.

Vê ainda: OnePlus 6 aparece ao lado do iPhone X e OnePlus 5T – [Falso]

Se tens um topo de gama não Google, a probabilidade de teres o Android P no teu equipamento é grande. Só com um senão. O tempo de espera será grande. Só agora é que os topos de gama da Samsung, Huawei ou LG começam a receber o Oreo. Quase um ano depois da sua revelação.

Pior do que isso. As atualizações não trazem grandes mudanças estéticas. Ou tens um terminal que segue a ideologia do Interface da Google, como os Nokia, BQ ou mesmo o Xiaomi Mi A1, ou terás a típica interface da marca por cima da nova versão.

Action Launcher v35 traz-te a mesma ideologia do Android P da Google

Porém, há formas de mudar um pouco as coisas. Tens a possibilidade de instalar uma ROM. Contudo, perdes a garantia e necessitas de conhecimento minimamente avançado. Ou podes simplesmente instalar um laucher e mudar os principais aspetos visuais.

A nova versão do Action Launcher já te dá o mesmo look do Android P. Tens a barra de pesquisa na parte inferior, tens a gaveta de aplicações translúcida e, melhor do que isso, tens mais possibilidades de personalização do que o próprio sistema Puro.

oogle Play Store

O Action Launcher é grátis na Google Play Store e deixará o teu equipamento idêntico ao Android P. Há uns tempos falei-te de um launcher com um design idêntico, todavia, entre ambos tenho de recomendar a instalação desta aplicação.

É uma questão de tempo até que os outros launchers comecem a oferecer mais possibilidades idênticas ao Android P. Para já, se queres sentir a versão "P" developer Preview e não tens um Google Pixel, esta é a forma mais simples.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple iPhone de 2018 deve (finalmente) trazer carregador rápido em caixa

Xiaomi continua a expansão pela Europa com entrada em novo país

Huawei P20 Pro vs Huawei Mate 10 Pro – qual o melhor investimento?

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.