Android P: Já podes ter o teu smartphone idêntico à próxima versão do SO

Filipe Alves
3 Maio, 2018

O Android P será revelado de forma oficial na Google I/O a meados deste mês. O Android P já está em "developer Preview" para os desenvolvedores e portadores de um Google Pixel, contudo, continua longe da maior parte dos smartphones.

O problema do sistema Android é a fragmentação do mercado. Quando o Android P chegar ao mercado de forma oficial para todos os utilizadores, só os utilizadores Google Pixel ou com dispositivos com Android Puro é que receberão as atualizações a tempo e horas.

Vê ainda: OnePlus 6 aparece ao lado do iPhone X e OnePlus 5T – [Falso]

Se tens um topo de gama não Google, a probabilidade de teres o Android P no teu equipamento é grande. Só com um senão. O tempo de espera será grande. Só agora é que os topos de gama da Samsung, Huawei ou LG começam a receber o Oreo. Quase um ano depois da sua revelação.

Pior do que isso. As atualizações não trazem grandes mudanças estéticas. Ou tens um terminal que segue a ideologia do Interface da Google, como os Nokia, BQ ou mesmo o Xiaomi Mi A1, ou terás a típica interface da marca por cima da nova versão.

Action Launcher v35 traz-te a mesma ideologia do Android P da Google

Porém, há formas de mudar um pouco as coisas. Tens a possibilidade de instalar uma ROM. Contudo, perdes a garantia e necessitas de conhecimento minimamente avançado. Ou podes simplesmente instalar um laucher e mudar os principais aspetos visuais.

A nova versão do Action Launcher já te dá o mesmo look do Android P. Tens a barra de pesquisa na parte inferior, tens a gaveta de aplicações translúcida e, melhor do que isso, tens mais possibilidades de personalização do que o próprio sistema Puro.

Faz o download do Action Launcher aqui na Google Play Store

O Action Launcher é grátis na Google Play Store e deixará o teu equipamento idêntico ao Android P. Há uns tempos falei-te de um launcher com um design idêntico, todavia, entre ambos tenho de recomendar a instalação desta aplicação.

É uma questão de tempo até que os outros launchers comecem a oferecer mais possibilidades idênticas ao Android P. Para já, se queres sentir a versão "P" developer Preview e não tens um Google Pixel, esta é a forma mais simples.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple iPhone de 2018 deve (finalmente) trazer carregador rápido em caixa

Xiaomi continua a expansão pela Europa com entrada em novo país

Huawei P20 Pro vs Huawei Mate 10 Pro – qual o melhor investimento?

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos