Xiaomi Mi MIX 2S. Android Oreo, MIUI 9.5 e todas as novidades da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com o primeiro modelo a ser anunciado em setembro de 2017, o novo Xiaomi Mi MIX 2S chegou ontem como uma atualização incremental. Mantendo o irreverente aspecto do seu antecessor apresenta-nos agora um novo processador e acima de tudo novas câmaras, já dignas de nota e de um topo de gama. O seu próximo nome indica que é apenas uma ligeira melhoria / atualização do modelo anterior. Agora, com Android Oreo e a MIUI 9.5.

Posto isto, temos aqui o novo processador da norte-americana Qualcomm, um novo ecrã e algumas melhorias no design do Xiaomi Mi MIX 2S. Todavia, é a sua câmara que regista as maiores inovações e melhorias. Ao passo que o seu antecessor era dotado de uma única câmara, na nova geração já temos um alinhamento duplo, algo bastante popular nos smartphones atuais.

Vê ainda: P20 Pro. Os segredos revelados da câmara tripla

Ainda assim, as semelhanças com o modelo anterior são imensas, tornando-o numa novidade pouco emocionante. Fiel a tudo aquilo que foi revelado pelas fugas de informação que antecederam o evento da marca, o Xiaomi Mi MIX 2S antecede também o Mi 7. Este último poderá ser apresentado algures entre março e abril deste ano.

Já por outro lado, a chegada do Xiaomi Mi MIX 2S poderá atrasar o lançamento do Xiaomi Mi 7 para que estes dispositivos Android não colidam. Para já ainda não temos datas oficiais para a chegada do próximo elemento da linha Mi. Note-se que este smartphone com Android Oreo deverá manter as principais características e o processador do recém-anunciado Xiaomi Mi MIX 2S.

Xiaomi Mi MIX 2S chega com Android Oreo e MIUI 9.5

Ora, em primeiro lugar cumpre salientar a adopção do "motor" ou plataforma de Realidade Aumentada da Google, a ARCore mas há mais, muito mais! No seu interior, o Xiaomi Mi MIX 2S é alimentado pelo Snapdragon 845, um dos mais poderosos "motores" que pdemos encontrar no mercado. Apresenta ainda a gráfica Adreno 540. Esta plataforma móvel também está presente nos Galaxy S9, S9 Plus, Sony Xperia XZ2 e muitos outros equipamentos.

Android Oreo é a mais recente versão do sistema operativo da Google

O ecrã / display deste Xiaomi Mi MIX 2S apresenta-nos 5.99 polegadas de diagonal com uma resolução Full-HD+, portanto 2160 x 1080 pixéis. Infelizmente não temos aqui um painel AMOLED mas sim uma tela IPS LCD. Mesmo assim, será um ecrã brilhante com um total de 585 nits e revestido a vidro 2.5D. Vidro este da Corning, o Gorilla Glass 4.

6GB ou 8GB de memória RAM neste Xiaomi

Temos também duas variantes de memória RAM. Na versão base temos um total de 6GB de memória LPDDR4X RAM. Já na versão de topo temos um total de 8GB de memória LPDDR4X RAM. Mais ainda, a nível de armazenamento interno temos 64GB ou 128GB disponíveis para a versão base. Já a versão de topo conta com 256GB de armazenamento interno, ambas com possibilidade de expansão via cartão de memória microSD.

Com duas câmaras fotográficas na traseira deste Xiaomi Mi MIX 2S temos um sensor de 12MP, um Sony IMX363 e um segundo sensor, tmabém de 12MP da Samsung, o S5K3M3. Conta também com o seu flash LED e um sensor de impressões digitais / leitor biométrico pode ser encontrado na traseira deste smartphone com Android Oreo.

MIUI 9.5 baseia-se no Android Oreo para este Xiaomi Mi MIX 2S

Aqui as nossas atenções vão para a primeira câmara de 12MP. Para o sensor da Sony conta com estabilização ótica (OIS) de 4 eixos. Temos aqui uma abertura focal de f/1.8. Já o sensor da Samsung apresenta-nos uma lente capaz de fazer zoom ótico de 2x (2 vezes). Apresenta uma abertura focal de f/2.4. Peca apenas pela posição da câmara frontal (e pela sua resolução) de 5MP.

Contamos também com uma bateria, não removível, com uma capacidade de 3400mAh de capacidade. Esta conta com com carregamento rápido Quick Charge 3.0 da Qualcomm. Todavia, o seu grande trunfo é o carregamento sem-fios (Qi), uma tendência mais popular do que nunca nos dispositivos móveis.

Já a nível de software temos aqui o Android Oreo da Google com a interface MIUI 9.5 da própria marca. Mais ainda, o Xiaomi Mi MIX 2S carece da porta áudio jack de 3.5mm para auriculares ou auscultadores. Terás um adaptador (dongle) incluido na caixa para compensar este lapso. Temos ainda a conectividade NFC.

Conectividade e Preços

Já a nível de conectividades temos também o suporte para praticamente todas as bandas 4G LTE. Um total de 43 (com a banda 20 incluída). O smartphone mede 150.9 x 74.9 x 8.1mm (altura x largura x espessura). Pesa um total de 191 gramas na sua versão Branca, em cerâmica.

A nível de preços, as diferentes variantes deste Android custam:

  • 6GB RAM + 64GB ROM = aproximadamente 527$ ou aproximadamente 422
  • 6GB RAM + 128GB ROM =aproximadamente 575$ou aproximadamente 475
  • 8GB RAM + 256GB ROM (King Version) = aproximadamente 639$ou aproximadamente 522

Tencionas adquirir este novo dispositivo da Xiaomi?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

ro, as novas estrelas já são oficiais!

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.