Android ''stock'' nos Sony Xperia? Ainda não foi desta...

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de nas últimas semanas termos visto rumores intrigantes e alusivos à fabricante japonesa, os mesmos acabam de cair por terra. Tudo teria início com a divulgação da interrupção do desenvolvimento do atual "Xperia Launcher", presente nos atuais Sony Xperia. O Android Oreo na sua forma mais pura ("stock") não será a solução.

Não estando em causa a cessação do desenvolvimento do atual launcher, cai por terra a hipótese de utilização de Android "stock". Hipótese que havia sido sugerida por várias publicações internacionais.

Vê ainda: d puro num futuro próximo?

Tudo isto teve início com o anúncio do fim do desenvolvimento de novas funções para a aplicação "launcher" que define todo o UI da marca. Com efeito, a Xperia UI é dominada pela sua página inicial ou ecrã inicial e respetivo launcher.

Entretanto vimos também o mesmo destino a aplicar-se à app de meteorologia da tecnológica japonesa. A coincidência reforçaria a hipótese de utilização do projeto Android One que concederia aos Sony Xperia o Android Oreo, puro.

Smartphones Sony Xperia terão um novo Launcher

Tal não sucederá, pelo menos para já. Apesar de não conhecermos os desígnios da Sony nem o que esta tem planeado para o futuro, uma coisa é certa. A empresa está a trabalhar num novo launcher para substituir a sua atual solução. Posto isto, os smartphones Sony Xperia continuarão a ter software desenvolvido pela própria empresa. Não utilizará software cedido pela Google através do projeto Android One, a título de exemplo.

Apesar de não sabermos quais as mudanças implementadas pelo próximo launcher, certo é que a empresa não abrirá mão do desenvolvimento de software. Posto isto, será agora uma questão de tempo até ficarmos a conhecer a próxima interface e launcher para os smartphones e dispositivos móveis Sony Xperia.

Android Oreo puro ou "stock" não passou de uma utopia

Neste momento é provável que a empresa esteja a preparar a sua nova UI com base no Android P, a próxima versão do sistema operativo da Google. Note-se que mesmo a sua interface atual não se desvia em demasia do ambiente "stock" para este sistema operativo.

Numa última nota e operando uma mera especulação, olhando para o habitual calendário de lançamentos da fabricante não seria descabido pensar que em setembro teremos novidade. Para já, volto a frisar, é mera especulação.

Certo é que os smartphones Sony Xperia precisam de um forte trunfo para se manterem relevantes no mercado mobile. Sobretudo agora que a pressão das fabricantes chinesas se faz sentir mais do que nunca.

Esperemos para ver o que nos reserva o futuro.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d revelado em novas imagens reais

peria XZ2

– tudo o que precisas de saber!

via 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.