Android Oreo 8.0 já está a chegar aos Sony Xperia de 2016

Rui Bacelar
Sony Xperia X Android Oreo
As novidades estão a caminho destes dispositivos lançados em 2016

Temos boas notícias para todos os utilizadores do Sony Xperia X e Xperia X Compact. A fabricante japonesa já está a distribuir uma importante atualização de sistema. Trata-se, sim, adivinhaste, do Android Oreo. Esta é a mais recente versão do sistema operativo da tecnológica norte-americana.

Lançado no dia 21 de agosto de 2017, em dezembro receberia uma atualização incremental. Entretanto as marcas já começaram a fazer chegar esta importante atualização de sistema aos seus dispositivos. Aqui, tanto a Sony como a Nokia têm feito um trabalho simplesmente fantástico. O mesmo já não pode ser dito relativamente a uma Samsung.

Vê ainda: 39 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

A construtora sul-coreana começou a distribuição deste Android Oreo para os topos de gama nos finais de 2017. Agora, para a linha de gama média e gama média-alta de 2016 chegam também as mesmas novidades. Aqui, a Sony é uma das fabricantes que menos altera o aspecto do sistema operativo e isto resulta em atualizações mais rápidas.

As novidades foram avançadas em primeira mão pela publicação XperiaBlog, fonte familiar com todas as novidades da Sony. Agora, também segundo a Phonearena, o Android Oreo está mesmo a chegar a ambos os equipamentos, o Sony Xperia X e ao mais pequeno, o Sony Xperia X Compact.

Android Oreo chega aos Sony Xperia X e X Compact

O Android Oreo 8.0 chega através da versão de firmware (software de sistema) 34.4.A.0.364 que, para além de todas as mais valias do Android Oreo também vem reforçar a segurança. Terás também um reforço da qualidade para a câmara fotográfica, entre outras melhorias. Desde os pontos para as notificações até às melhorias de autonomia. Sem esquecer os canais para as notificações e um considerável reforço da velocidade de abertura das aplicações.

Sony Xperia Android Oreo
A atualização já está a ser distribuída.

Para a câmara terás aqui dois novos modos de captura, a Predictive Capture que deixa a câmara automaticamente tirar fotografias sempre que deteta um sorriso. Terás ainda a Autofocus Burst este modo é otimizado para capturar fotografias com objectos em movimento, para que estes não fiquem desfocados. Terás também um novo desenho para os ícones das aplicações com o Android Oreo.

Para além dos Sony Xperia X e Xperia X Compact também temos mais equipamentos com direito à atualização para Android Oreo. São eles os seguintes:

  • Xperia XA1
  • Xperia XA1 Plus / Dual Sim
  • Xperia XA1 Ultra / Dual Sim
  • Xperia X Dual Sim
Note-se que apesar de ter sido lançado em agosto passado o Android Oreo está presente em cerca de 1% de todos os dispositivos. Neste momento a versão mais popular é o 7.0 Nougat, lançado em 2016. E tu, tens um dispositivo desta fabricante japonesa?
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).