Android Oreo - Quando é que o teu smartphone vai receber este Android?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Apresentado ontem pela Google, o Android Oreo é a oitava versão do sistema operativo para dispositivos móveis desta gigante tecnológica. Chegou em dia de eclipse e verdade seja dita, as novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, Microsoft acaba de anunciar o Age of Empires IV

O evento foi extremamente rápido e baseou-se apenas no vídeo que podem ver abaixo. Uma simples revelação do novo nome e nova imagem deste sistema operativo. Agora é tempo de apurar a sua data de chegada aos mais variados dispositivos e marcas / construtoras de smartphones e dispositivos móveis.

Para tal, elaboraremos uma pesquisa para cada uma das principais marcas. Aqui, na 4gnews, ficarás a saber quando e se este Android Oreo chegará ao teu smartphone.

Android Oreo já está disponível para o smartphone Pixel

Até mesmo alguns dispositivos Google Nexus já estão a receber os primeiros pacotes, ainda em versão de testes, com as novidades do 8.0 mas bem sabemos que poucos são os utilizadores com um destes smartphones.

Sabemos que a Google está a trabalhar em estreita parceria com algumas construtoras para que o Android Oreo esteja pronto e a chegar aos nossos smartphones até ao final de 2017.

A Nokia, agora sob a batuta da HMD, será uma das primeiras a receber este importante update, tal como podemos inferir a partir de um comunicado da Google que cita o seguinte:

"Estamos a trabalhar com os nossos parceiros e, até ao final deste ano, as construtoras como a Essential, HDM Global (casa da Nokia), a Huawei, HTC, LG, Motorola, Samsung e Sony já terão todas as condições para fazer chegar o Android Oreo aos seus dispositivos".

Android Oreo chegará em primeiro lugar os flagships

Por experiência afirmo que apenas o smartphone topo de gama de cada uma destas marcas, o flagship, receberá o Android Oreo até ao final de 2017.

Os restantes deverão receber estas novidades é certo, mas este ciclo de atualizações pode demorar até meados de 2018. Basta olhar para o histórico de actualizações do Nougat.

É importante ter o nosso smartphone atualizado, não só para recebermos as novas funcionalidades, novo design e aspecto do sistema mas sobretudo pelo contínuo reforço de segurança que é veiculado pelas novas atualizações de sistema.

Em seguida investigaremos os planos de cada marca e o calendário oficial de atualizações de cada uma delas, fica atento.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi Mix 2 é agora comparado com o Samsung Galaxy S8

Top 10 – OnePlus 5 lidera a lista dos 10 Smartphones mais poderosos em julho

Doogee BL7000 chega com 7060 mAh de bateria e 3 câmaras Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.