Android Oreo - Quando é que o meu topo de gama o receberá?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

O Android Oreo começará a chegar aos smartphones por todo o mundo em breve. A nova atualização Android, que já pode serGoogle Play Store com 35 Apps temporariamente gratuitas

Todos os anos o problema é o mesmo. As grandes empresas dão-nos topos de gama com características fantásticas e com promessa de atualizações rápidas, porém, o problema persiste.

Olhando agora para os topos de gama de algumas empresas, vamos dar um olhar num possível tempo de espera pelo Android Oreo.

Android Oreo nos Samsung

Samsung Galaxy Note 8 - O último dispositivo da Samsung será provavelmente um dos primeiros a receber Android Oreo. Embora os Samsung Galaxy S8 ganhem na popularidade, é importante que a Samsung mostre que a gama Note é tão vanguardista quando eles assim o dizem. Datas previstas são final de 2017, inícios de 2018.

Samsung Galaxy S8 - Os Samsung Galaxy S8 e S8+ deverão também estar na linha da frente para a atualização. A nova Interface Samsung Experience não é tão pesada quanto no Note 8, assim, acredita-se que estes possam ser os primeiros a receber o novo sabor. Previsto também que aconteça em finais de 2017, mas com maior probabilidade nos inícios de 2018.

Samsung Galaxy S7 e S7 Edge - Foi em março que o Nougat chegou aos Samsung Galaxy S7, assim sendo, acredita-se que a Samsung continue a trazer essa grande atualização pela mesma altura.

Samsung Galaxy S6, S6 Edge e S6 Edge Plus - Se tens um destes smartphones podes não ter a mesma sorte dos modelos anteriores. Não se espera que o Android Oreo chegue de forma oficial aos S6, contudo, ficaremos à espera que a Samsung nos surpreenda.

Huawei

Huawei Mate 9 - O Huawei Mate 9 deverá ser um dos primeiros smartphones a receber a atualização Android Oreo. Já existem Betas Oreo para o terminal e é mais do que possível que a atualização chegue ainda este ano ao dispositivo.

Huawei P10 - Gostava de dizer que a Huawei era tão boa nas atualizações como no seu hardware, infelizmente não é verdade. O Huawei P10 é um smartphone formidável que só deverá receber o Android Oreo a meados de 2018. O problema da EMUI ser drasticamente diferente do sistema puro Android não ajuda.

Huawei P9 - É possível que o Huawei P9 venha a receber a atualização, porém, as datas também não são as mais convidativas. Com sorte o Huawei P9 receberá Android Oreo na Primavera, contudo, nada é garantido.

Nokia

Nokia 8 - O Nokia 8 é o primeiro topo de gama da empresa finlandesa com Android. Ao contrário das outras empresas, o Nokia 8 oferece um sistema operativo muito limpo e idêntico ao Stock. A Nokia já referiu que chegará em breve, assim sendo, acredita-se que novembro ou dezembro será garantido.

Motorola

Moto Z2 Force Edition - O Motorola topo de gama deverá receber Android Oreo mais rápido do que se imagina. Falou-se que a atualização chegaria ainda este outono e ao que parece tudo está a apontar que tal aconteça.

Motorola Moto Z2 Play - Tal como o modelo acima referido, também o "Play" terá a mesma timetable. A Motorola tem aqui uma possibilidade de se destacar da concorrência e é provável que o faça.

LG

LG V30 - O novo phablet da LG é provavelmente o primeiro dispositivo a receber a atualização. O terminal ainda está aos poucos a chegar ao mercado e deverá receber o update nos próximos meses (novembro / dezembro).

LG G6 - A LG sofre do mesmo mal da Huawei. No ano passado só em maio é que o Nougat chegou ao LG G5 e nada indica que a empresa o fará diferente. A LG normalmente oferece atualizações mais rápidas a smartphones da operadora em vez dos desbloqueados, o que não deixa de ser um facto interessante e pouco comun.

LG G5 - É provável que o LG G5 venha a receber o Android Oreo, porém, tal como o LG G6, terão de esperar para que tal aconteça. Acredita-se que possa chegar a meados de 2018.

LG G4 - Esta é uma data certa! 30 de fevereiro de 2018! Youp... Não nos parece que o LG G4 venha a receber o Android Oreo. É possível que a LG nos surpreenda, mas se fosse a ti já estaria à procura de uma ROM costumizada.

Asus

Asus Zenfone 4 Pro - É muito provável que o Asus Zenfone 4 Pro venha a receber o Android Oreo, contudo, é mais uma empresa que faz as coisas com calma... muita calma... Espera-se que o Android Oreo chegue ao smartphone em meados de 2018. A atualização Nougat chegou ao Zenfone 3 em junho, sendo assim, apostaremos na mesma altura.

Asus Zenfone 4 e Zenfone 3 - Espera-se que os terminais de gama-média/alta venham a receber o Android Oreo pela mesma data. A Asus costuma atualizar quase tudo ao mesmo tempo, por isso, acreditamos que chegue o update pela mesma altura.

É importante atualizar para o Android Oreo?

Todas as atualizações de sistema são importantes. Às vezes podes ouvir-me a falar mal desta ou daquela atualização que me estragou a utilização do smartphone, porém, são este tipo de updates que te salvaguardam de ataques indesejados. Se com isso ainda te dá novas possibilidades e mais autonomia, melhor!

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note 8 com root sem perder o KNOX- Não recomendado

Leagoo KIICAA Mix: O smartphone bezel-less que custa menos de 100€

“Star Wars: Os últimos Jedi” – Já podes ver o novo trailer do filme

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.