Android Oreo. Tudo o que mudará no teu Nokia 6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Seria lançada no dia 21 de agosto de 2017 aquela que neste momento é a mais cobiçada versão do sistema operativo Android, o Android Oreo 8.0. Entretanto, em dezembro último, a Google disponibilizaria uma atualização incremental para 8.1. Agora, se tens um dispositivo Nokia 6 da já deves ter recebido esta importante atualização de sistema. Eis o que mudou e o que podes agora fazer no teu dispositivo.

Em seguida abordaremos as principais novidades do Android Oreo 8.0 para que saibas tudo aquilo que mudou no teu dispositivo. Novas funções, novos menus e um novo aspecto para o teu smartphone. Esta foi uma das maiores promessas da HMD Global, a garantia de que o teu dispositivo receberia atualizações periódicas do Android. Promessa cumprida.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. Sistema de desbloqueio IntelligentScan

Em primeiro lugar, se já recebeste o novo Android Oreo no teu Nokia 6 então terás agora um smartphone mais seguro. Sim, para além do mais recente patch de segurança de janeiro de 2018 fornecido pela Google, também o Google Play Protect está mais inteligente. Este último, para todos os efeitos, é o único anti-virus que necessitas para smartphone. O melhor de tudo? Já vem instalado (embutido) no próprio sistema.

Depois da segurança vem a velocidade. Performance. Rapidez. Até mesmo para um smartphone de gama média como este Nokia 6. Agora, com o Android Oreo 8.0 sentirás uma melhoria na rapidez de abertura das aplicações. Mais ainda, experimenta fazer um reboot (reiniciar) o teu smartphone. Mais rápido, certo?

Android Oreo, o que traz de novo para Nokia 6?

As melhorias de rapidez serão sentidas também em toda a UI (user interface) do Nokia 6. Todo ele mais fluido, rápido e com uma "aura" mais leve. Ora, e se é ótimo ter um smartphone mais seguro a mais rápido, tudo isso fica ainda melhor se olharmos para as novas funções, opções, detalhes e detalhes incluídos nas definições de sistema. Calma, não te vamos aborrecer com detalhes técnicos.

Em primeiro lugar, a nível visual, repararás nuns pequenos pontos (azuis ou vermelhos) que aparecerão no canto superior direito nos cantos de cada ícone de aplicação. A Google chama-lhe "Notification Dots". Em bom idioma de Camões chamemos-lhe pontos para as notificações.

Na prática são isso mesmo. Imagina que recebes um alerta ou um qualquer evento dentro de uma aplicação. Agora, surgirá um ponto para te dizer que há algo de novo relacionado com aquela App. Os pontos surgem também para identificar aplicações recentemente instaladas.

Menus, Ecrã inicial e detalhes no Nokia 6

E todos estes pontos são apenas um pequeno ponto nas novidades. Temos um novo modo Picture-in-Picture que funciona da seguinte forma. Imagina que estás a ver um vídeo no browser (Google Chrome por exemplo) ou no YouTube. Imagina que queres fazer outra coisa entretanto. Agora, poderás fazer isso mesmo. O vídeo continuará a ser reproduzido numa janela flutuante e ajustável.

Android Oreo dá uma nova vida ao Nokia 6

Por falar em navegadores ou browsers terás agora o auto-preenchimento dos formulários. Seja para as aplicações ou para os dados de formulário nos browsers. Uma pequena novidade que te vai poupar bastante tempo.

E já que estamos a falhar em poupanças também a bateria do teu Nokia 6 sentirá uma melhoria da sua autonomia. É verdade, o Android Oreo promete melhorar o consumo energético do teu smartphone.

Não penses que ficamos por aqui. Terás ainda uns novos ícones mais engraçados, mais adaptáveis como lhes chama a Google. Aqui, claro, dependerá dos programadores. Mais ainda, para que não te aborreças com uma tempestade de notificações terás agora uma gestão cirúrgica da sua chegada e dos alertas fornecidos. É verdade, dentro de cada App poderás coordenar ou gerir o que é que cada App te pode enviar. Que tipo de alertas. Com que intensidade e quando o podem fazer.

Mais autonomia, mais personalização com o Android Oreo

A própria Nokia promete um novo menu das Definições e Definições rápidas para o seu Nokia 6 assim que receber o Android Oreo.

As capturas de ecrã, que chegaram até nós através da publicação Tech Droider, mostram-nos isso mesmo. O menu das definições rápidas e Definições gerais tem agora uma nova organização. Mais intuitiva mas implica algum período de habituação. Afinal de contas, trata-se de uma grande atualização do sistema operativo para este Nokia 6.

Mais ainda, de acordo com a lista de mudanças oficial (changelog), temos também um novo gestor de atividades em segundo plano que vai limitar o consumo energético. Encontrarás também melhorias para a câmara fotográfica do Nokia 6, sobretudo para a fotografica com baixa luminosidade. Terás também o Nokia Cloud, e a captura de ecrã extensa.

A atualização para Android Oreo está a chegar por fases ao Nokia 6. Caso ainda não tenhas recebido as novidades não te preocupes. Será agora uma questão de horas até que chegue também ao teu dispositivo. Lembra-te de o carregar com pelo menos 50% de bateria antes de proceder à instalação do Android Oreo.

E tu, já recebeste esta atualização no teu dispositivo?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

d chegam à Internet

d com 10GB de RAM

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.