Samsung Galaxy S8 não recebe uma das novidades do Android Oreo

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S8 Android Oreo Samsung Experience
As novidades já estão a chegar ao atual topo de gama da fabricante.

Imediatamente após termos noticiado aqui a chegada do Android Oreo 8.0 para os Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+ seriamos confrontados com uma cruel dúvida. Será que a atualização trouxe finalmente o suporte para o Project Treble? Afinal de contas este é um dos maiores trunfos do Android Oreo mas infelizmente são poucas as construtoras a tirar proveito dele.

A resposta surgiria pouco depois quando a comunidade XDA Developers "investigou" o que é que o novo firmware (software de sistema) incluía. Infelizmente o Project Treble não foi uma das surpresas incluídas nesta importante atualização de sistema. Note-se ainda que hoje só os utilizadores que haviam participado no programa de testes (beta) é que receberiam as novidades.

Vê ainda: 39 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

O Project Treble tem sido uma "venda" difícil por parte da Google. A tecnológica norte-americana tem estado em conversações com várias fabricantes para que estas incorporem a referida iniciativa nos seus equipamentos. A Huawei, neste momento, é uma das poucas fabricantes, juntamente com a HTC.

Como é óbvio, sendo a Samsung a maior construtora mundial de dispositivos móveis estávamos curiosos para saber se iria abraçar esta iniciativa. Infelizmente, pelo menos para já, tal não se verifica.

Android Oreo não trouxe o Project Treble aos Samsung Galaxy S8

O pacote de firmware (software de sistema) analisado foi o que trouxe o Android Oreo para as unidades na Alemanha. Após uma breve análise concluir-se-ia que a atualização não trouxe esta mais valia. Note-se ainda que a marca poderá posteriormente trazer este mesmo Project Treble para o Samsung Galaxy S8, bem como para outros dispositivos existentes. Todavia, acredito que esta mais valia se destine, em exclusivo, para os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+.

Project Treble Samsung Galaxy S8 Android Oreo 8.0
Atualização chega ao S8 sem o suporte para o Project Treble

Mesmo assim não existem garantias de que as grandes atualizações de software cheguem mais rapidamente ao Samsung Galaxy S9 do que ao Samsung Galaxy S8. Algo que poderia ser uma realidade com a utilização desta mais valia concebida pela Google para combater a fragmentação do seu sistema operativo.

O Project Treble, tal como aqui explicamos, separa a base, a framework do sistema Android em essencialmente dois níveis. Desta forma as construtoras podem aceitar atualizações de sistema (base) fornecidas pela Google sem alterarem a sua abordagem ao sistema. Contudo, a Samsung é uma das fabricantes que mais altera toda a estrutura do sistema operativo portanto teremos que esperar para ver se o Treble alguma vez será uma realidade...

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

MIUI 10 chegará em primeiro lugar a estes equipamentos da Xiaomi

Samsung Galaxy S8 já está a receber o Android Oreo 8.0

Huawei. Android Oreo e EMUI 8 já têm data de chegada aos Honor!

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).