Android Oreo continua a chegar aos Samsung Galaxy S8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Depois de aqui termos noticiado o início da distribuição do Android Oreo 8.0 para os Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8 Plus fizemos também um aviso. A atualização chegaria em primeiro lugar aos utilizadores que tivessem participado no programa de testes (beta). Contudo, o número de utilizadores foi muito pequeno não tendo o programa de testes chegado a Portugal.

Desta forma, os utilizadores portugueses continuavam à espera que o Android Oreo chegasse aos seus Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8 Plus. Agora, segundo vários dos nossos leitores que tiveram a bondade de nos "dar a dica", chegou a Samsung Experience 9.0, a território nacional.

Vê ainda: d

Para os mais distraídos, a Samsung Experience 9.0 é a nova skin ou máscara da fabricante, baseada no Android Oreo 8.0. É uma sucessora (espiritual) da famosa TouchWiz. Agora, se tens um dispositivo topo de gama, deverás estar a receber neste momento a atualização que nos traz aqui hoje.

A atualização começou a ser distribuída em primeiro lugar na Alemanha. Tendo entretanto chegado também à Índia, tal como nos conta a imprensa internacional. Como sempre, os utilizadores beta seriam os primeiros a receber as novidades desta atualização que chega agora a um número cada vez maior de países.

Android Oreo continua a chegar aos Samsung Galaxy S8

Com efeito, depois de todos os utilizadores beta terem recebido o Android Oreo nos seus terminais a atualização dissemina-se também por Portugal. Caso esteja aqui algum leitor brasileiro e nos queira providenciar com algum feed-back ficaríamos antecipadamente gratos pela informação. Note-se que as atualizações não chegam a todos os equipamentos ao mesmo tempo. Especialmente se tiveres alguma unidade vinculada às operadoras a espera será garantidamente maior.

O que é que traz de novo o Android Oreo?

Relativamente à atualização em si, tal como aqui daríamos conta, o Project Treble não é uma das novidades incluídas na atualização para Android Oreo. Contudo, isto pode não ser um grande problema per se. Caso a marca mantiver um bom ritmo na disponibilização das atualizações de software.

Android Oreo e Samsung Experience 9.0

Dentro da nova Samsung Experience 9.0 temos sim a nova Bixby, e novos modos para a câmara fotográfica. Temos também várias melhorias para o reconhecimento facial, scan de íris e impressão digitais. Em suma, todos os mecanismos de biometria foram reforçados, apostando sobretudo na segurança.

Relativamente às mudanças mais notórias a nível visual teremos aqui os Pontos para as notificações. Estes vão mostrar-te quais as aplicações que possuem aplicações por ver. Mostrarão também quais as aplicações recentemente instaladas no teu Samsung Galaxy S8. Terás também vários novos atalhos ao carregar e manter a pressão no ícone de cada aplicação. Uma nova funcionalidade bem útil.

Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8 Plus continuam a receber as novidades.

Sem esquecer o novo modo Picture-in-Picture. Este criará uma janela de reprodução de vídeo flutuante para que possas continuar a ver os vídeos. Será algo semelhante ao ecrã dividido no seu conceito mas a sua execução é bem distinta. Terás também novos emojis.

Encontrarás ainda a minha ferramenta favorita, o auto-preenchimento de formulários. Tanto em aplicações como em websites ao navegares na Internet não terás que perder tanto tempo a inserir os teus dados e palavras-passe. Sobretudo para quem costuma estar sempre a testar novas Apps ou a trocar de smartphone acaba por ser bem útil.

Tal como todo o Android Oreo em si, parte das novidades só são perceptíveis ao utilizar os Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8 Plus. Sentirás uma maior fluidez, uma maior velocidade ao iniciar e reiniciar o smartphone e ao abrir as aplicações. Estas são algumas das melhorias que mais impacto causarão no consumidor.

Poderás sentir também uma ligeira melhoria na autonomia da bateria. A Google promete uma gestão mais agressiva das tarefas em segundo plano. Essencialmente fechando sempre que possível as apps e serviços que não estiveres a utilizar, tudo isto para poupar a tua bateria.

Já recebeste as novidades no teu Samsung Galaxy S8?

Para quem não for propriamente paciente e não queria estar simplesmente à espera que o Android Oreo chegue via OTA (over the air). Poderá consultar manualmente a sua disponibilidade. Para tal basta aceder às definições do smartphone, no menu Atualizações de Software. Poderá demorar alguns dias a chegar a todos os equipamentos mas sabemos que está agora em território nacional.

Caso a atualização já esteja disponível o download começará automaticamente. Note-se ainda que o Galaxy Note 8 será o próximo a receber as novidades. Seguindo-se toda a geração Samsung Galaxy S7.

O teu dispositivo já recebeu as novidades? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d da Xiaomi

d

e

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.