Android Oreo - Quanto tempo falta para chegar ao Samsung Galaxy S8?

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S8 Android Oreo
Já falta pouco para que este topo de gama receba as novidades!

Em novembro de 2017 a versão mais popular do sistema operativo Android continua a ser o Marshmallow, a 6ª versão deste OS que viu a luz do dia em 2015. Enquanto sonhamos com o Android Oreo, lembrem-se que ainda só 0.3% de todos os dispositivos móveis ativo que utilizam esta plataforma da Google é que já o receberam. Posto isto, quando chegará tal atualização ao Samsung Galaxy S8 e S8+?

Vê ainda:13 Apps temporariamente gratuitas na Google Play Store para o teu Android

A resposta não se afigura certa ou imperativa mas pode ser inferida a partir de algumas ações da própria marca e pelos indícios deixados pela sammobile, entre outras publicações dedicada à construtora sul-coreana.

Em primeiro lugar, ontem a marca colocou um travão na distribuição da segunda versão de testes beta da sua interface e firmware baseado já no sistema operativo Android Oreo que estava a chegar aos utilizadores nos Estados Unidos da América, tal como avança o blog TheAndroidSoul, em causa estava um erro que provocava instabilidade geral no Samsung Galaxy S8.

Terceira "Beta" do Android Oreo já chegou aos Samsung Galaxy S8

Entretanto e após prometerem uma correção rápida dessa mesma instabilidade, eis que hoje chega aos utilizadores beta, a terceira compilação de testes para os smartphones Samsung Galaxy S8 e S8+.

A nova compilação tem o número G950U1UEU1ZQK8 para o primeiro dispositivo na sua versão não vinculada a operadora e G955U1UEU1ZQK8 para o segundo. Pesa cerca de 46,82MB, podendo este valor variar ligeiramente - 137.89MB para as variantes vinculadas à operadora.

Posto isto, a terceira Beta será uma das últimas, senão mesmo a última antes da tão esperada versão estável e global que chegará a todos os utilizadores de ambos os topos de gama da construtora sul-coreana.

Note-se que também algumas operadoras norte-americanas estão a disponibilizar as versões beta para os seus utilizadores, algo que infelizmente ainda não é muito comum na Europa.

Samsung Galaxy S8 Android Oreo 2
A terceira versão Beta já está a chegar aos utilizadores

Após darmos conta da chegada, do início desta terceira ronda de testes ao Android Oreo, a chegada da sua versão estável ao utilizador comum dependerá em grande parte do sucesso desta última fase de testes, disponível nos Estados Unidos, Coreia do Sul mas não em Portugal.

Novidades do Android Oreo para os Samsung Galaxy S8:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

Contudo, tal como podem verificar aqui na 4gnews, a filial turca da Samsung terá dito no passado que o Android Oreo chegará aos seus Samsung Galaxy S8 e demais dispositivos topo de gama como o Galaxy Note 8 a partir de janeiro de 2018.

Em suma, se tens um topo de gama da marca deverás receber esta atualização durante o primeiro trimestre de 2018. Será de esperar que a empresa atualize em primeiro lugar os flagships, com prevalência para as unidades não vinculadas (desbloqueadas) à operadora.

Poderemos ter uma surpresa e ver esta atualização a chegar antes do final do ano aos nossos smartphones? É uma hipótese, não muito provável mas dependerá sobretudo do sucesso e do feed-back desta terceira versão Beta.

Outros assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 8 – Edição Lineage 2 Revolution chega dia 16

Razer Phone receberá várias melhorias para a sua única fraqueza

Facebook e o Messenger já partilham as mesmas História

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.