Android Oreo não chegará à geração Samsung Galaxy S6

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Android Oreo Samsung Galaxy S6 Android Oreo ibtimes
Afinal, a atualização não deverá chegar a esta geração de dispositivos móveis ©reuters

Com um número crescente de fabricantes a distribuir a atualização para Android Oreo a criarem a nova tendência, a maior construtora mundial de dispositivos móveis ainda não seguiu os passos das demais. Se estás a ler este artigo então provavelmente tens um smartphone Samsung. Se tens um Samsung Galaxy S6 /S6 edge ou Galaxy Note 5 então temo trazer más notícias.

Não sendo propriamente positivas, são previsíveis. Com os Samsung Galaxy S6 /S6 edge prestes a perfazer três anos de existência no mercado creio que não surpreenderá ninguém a possibilidade cada vez mais forte de estes dispositivos terem chegado ao fim da sua vida útil. E se até os novos Galaxy S8 e Note 8 ainda aguardam a chegada deste Oreo, os modelos mais antigos terão um longo período de espera pela frente.

Vê ainda: 27 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Até ao momento a Samsung nunca atualizo (com uma nova versão do sistema operativo Android), um dispositivo com mais de 2 anos. Ora, nos últimos meses surgiram alguns rumores de que os Samsung Galaxy S6 /S6 edge seriam atualizados para o Android Oreo, assunto que abordaríamos aqui, na 4gnews. Rumores que resolvei aquietar, aqui.

Agora, todos os utilizadores dos Samsung Galaxy S6, S6 edge, S6 edge Plus e Galaxy Note 5 querem saber se receberão, ou não, o Android Oreo. Em primeiro lugar aconselho a consulta desta lista recentemente publicada pelo XDA Developers. Encontraram os Galaxy S6?

Android Oreo dificilmente chegará aos Samsung Galaxy S6 e Note 5

Note-se que toda esta confusão teve início com a alegada confirmação do Android Oreo para esta geração Samsung Galaxy S6 / Note 5. Note-se ainda que é frequente os representantes das marcas não terem a menor ideia de quando é surgem as atualizações. Como é que surgem as atualizações nem como é que elas são distribuídas e implementadas nos dispositivos. Mentalizem-se de que estamos aqui a falar do pessoal encarregado pelo marketing e não pela assistência técnica.

Samsung Galaxy S6 Android Oreo
Galaxy Note 5 e S6 edge Plus, dois antigos topos de gama.

Não me admira, portanto, que alguma dica não fundamentada tenha sido avançada por um ou outro representante da marca. Entretanto seriam inúmeros os sites a acalentar esta pluma de esperança. Infelizmente, creio que não tenha qualquer futuro. Nem mesmo quando um outro representantes avançou a mesma informação sugerindo que a atualização para Android Oreo chegaria já no 1º trimestre de 2018. Bom demais para ser verdade?

Infelizmente, o Android Oreo não deverá chegar aos Samsung Galaxy S6

Tal como nos conta o TheAndroidSoul, os representantes das marcas não são seres magnânimos que estão a par de toda a calendarização e planos das marcas. Não, também eles sofrem, como nós, com a fragmentação da informação. Pouco lhes é revelado e apenas sabem exatamente aquilo que precisam de saber para executar a sua profissão.

Compreendo que, tal como eu, estejam desanimados com esta notícia. Todavia, nem deveríamos ter acalentado tal possibilidade. Afinal de contas, nem todas as empresas podem ser uma Xiaomi que atualiza dispositivos com 4 ou mais anos...

É altura de colocar um ponto final na especulação.

Os factos são os seguintes. Dois representantes da Samsung avançam a mesma informação. Uma centelha de esperança para os utilizadores dos Samsung Galaxy S6 e Samsung Galaxy S6 edge. Contudo, é possível e provável que ambos os representantes estejam errados.

Analisando a alegação de que o Android Oreo estaria pronto para chegar aos Samsung Galaxy S6 e Samsung Galaxy S6 edge entre janeiro e fevereiro. Um total absurdo. Se nem sequer os Samsung Galaxy S8, S8+ ou Galaxy Note 8 receberam as novidades do Android Oreo. Como é possível que já em fevereiro o Android Oreo chegue a dispositivos com três anos?

Geração Samsung Galaxy S6 já tem cerca de 3 anos

Samsung Galaxy S6 Android Oreo
A vida útil desta geração chegou ao fim. (Provavelmente)

Antes desses, a marca voltará as suas atenções para os Galaxy S7, S7 Edge, S7 Active. E até para a fénix Galaxy Note FE. Só depois de todos esses equipamentos receberem uma versão do Android Oreo. Só aí é que as atenções se voltariam para os dispositivos lançados em 2015. Sejamos sinceros, isso não vai acontecer. É triste mas previsível e não adianta acalentar mais esperanças vãs.

Ainda se a Samsung fosse conhecida pela velocidade na distribuição das atualizações...aí até acreditaria. Seria fantástico se os Samsung Galaxy S6 e Samsung Galaxy S6 edge e Galaxy Note 5 recebessem o Android Oreo de forma oficial. Sim, sem dúvida. Todos eles possuem os requisitos de hardware para receber o Android Oreo. Sim, sem dúvida.

Agora, com os Galaxy S9 já à vista, é tão mas tão improvável que a atualização chegue aos antigos topos de gama que não tenho outra opção a não ser por um ponto final neste assunto. Felizmente, o utilizador destes dispositivos poderá utilizar ROM's personalizadas (não oficiais) caso queira dar nova vida ao seu dispositivo.

Eu quero estar errado. Quero que o consumidor receba as novidades. Quero que a Samsung me surpreenda. Esperemos para ver. Nada me daria mais alegria do que ver um dispositivos com três anos a receber mais uma grande atualização de software.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 já trará o Android Oreo 8.1 e a EMUI 8.1

Huawei P20 terá três câmaras e leitor de impressões digitais abaixo do ecrã

Terá a Apple iniciado uma tendência que Xiaomi, Huawei e Samsung seguirão?!

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).