Qualcomm Snapdragon 670 mostra a sua performance com Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Foram agora publicadas as pontuações daquele que supostamente é o novo Qualcomm Snapdragon 670. Este é o mais recente "motor" de gama média-alta da tecnológica norte-americana e deverá integrar os dispositivos móveis já durante 2018. Antes disso, está na hora de vermos aquilo que ele consegue fazer com base na sua pontuação na aplicação de testes e benchmarks, a d

São números que falam por si e torna-se cada vez mais difícil distinguir entre um "motor" de gama média e uma oferta ultra-premium como o seu Snapdragon 845. Note-se que por norma a Qualcomm testa os seus novos processadores em protótipos de smartphones concebidos unicamente para esse efeito.

Qualcomm Snapdragon 670 revela o seu poder, sendo testado com o Android Oreo

Agora, tal como já tínhamos visto em dezembro, o Snapdragon 670 foi testado num smartphone com 6GB de memória RAM. Utilizando também uma versão do sistema operativo Android Oreo 8.1, a versão mais recente fornecida pela própria Google.

Aquilo que realmente vai distinguir este novo Qualcomm Snapdragon 670 dos demais processadores (SD630, SD660) e das ofertas da concorrência será a sua configuração de núcleos de processamento. Teremos aqui um conjunto, um cluster de quatro núcleos (quad-core) que visam poupar energia.

Serão eles os responsáveis pelas tarefas menos exigentes (telefonia, mensagens, etc). Estes núcleos terão uma velocidade de clock máxima de 1.71Ghz de forma a não consumirem muita energia. Anteriormente havia sido sugerido um clock máximo de 1.6Ghz mas, claro, nem sempre os rumores estão correctos.

Com base nestas indicações poderemos pensar imediatamente em quatro núcleos Kryo 385 Silver. Já os restantes quatro núcleos de alta performance, o cluster mais poderoso será composto por quatro núcleos Kryo 360 Gold. A sua frequência máxima de clock não foi divulgada pelos novos testes de benchmarks.

Resultados do Qualcomm Snapdragon 670:

O resultado geral, a pontuação geral deste processador ARM64 aparenta estar entre o Snapdragon 660 e topo de gama de 2017. O Snapdragon 835. Em boa verdade, o novo Snapdragon 670 aproxima-se muito mais do flagship do ano passado do que dos restantes processadores de gama média.

Isto sugere que a Qualcomm está a planear lançar um processador de gama média capaz de rivalizar com as suas ofertas de gama alta. Sobretudo quando os dispositivos utilizarem o novo Android Oreo 8.1. Esta nova versão, o Android Oreo 8.1 foi disponibilizado pela Google no início do mês de dezembro.

Android Oreo 8.1 e o Snapdragon 670 serão uma combinação perfeita

Começaremos a ver este Android Oreo 8.1 a chegar aos dispositivos a partir da segunda metade de 2018. Entretanto, veremos também os primeiros dispositivos a utilizarem este novo "motor" da Qualcomm. Este promete ser incrível a nível de performance e poupança de bateria.

Para além do novo Snapdragon 670, a Qualcomm também deverá apresentar um novo motor de gama média. Será ele o Snapdragon 640. A diferença a nível de performance e desempenho será comparável à diferença entre os atuais Snapdragon 630 e o SD 660.

Além disso, a construtora norte-americana estará também a trabalhar num novo Snapdragon 460 que deverá providenciar uma boa melhoria no desempenho dos processadores económicos da marca de 2017. A marca também efetuou uma remodelação da sua série de entrada ou gama baixo, a série Snapdragon 200.

Não sabemos, para já, o que é que a marca está a planear para a sua nova série de entrada. A linha Snapdragon 200 deverá ser reformulada. Aí teremos os processadores mais económicos para os smartphones Android e tablets Android de 2017. Esperemos para ver o que o futuro nos reserva.

Em 2018 veremos os primeiros dispositivos com Android Oreo 8.1 e este Snapdragon 670

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Esta empresa gosta de se superar ano após ano e este novo Snapdragon 670 deverá fazer isso mesmo. Apresentando-se como uma alternativa premium para o segmento de gama média. Será uma ótima alternativa para todas as construtoras que quiserem oferecer um smartphone Android ao nível dos demais flagships. Podendo assim reduzir, pelo menos um pouco, o preço de venda ao público.

Consigo imaginar perfeitamente a Nokia a utilizar este SoC. Bem como a Xiaomi e demais construtoras que queiram oferecer algum smartphone, já com o Android Oreo 8.1. Sempre com um preço bastante competitivo.

E tu, tens algum smartphone Android com um processador da Qualcomm?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi consolida a sua posição perante a Samsung, Apple e Huawei

d

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.