Android Oreo 8.1 traz problemas de carregamento ao Google Pixel XL

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google mudou por completo a sua presença no mercado dos smartphones com a apresentação dos Google Pixel e Google Pixel XL. Estes foram os primeiros equipamentos a ostentar o logótipo da empresa americana em substituição da linha Nexus. Hoje estes equipamentos contam já com o Android Oreo 8.1 mas nem tudo é um mar de rosas.

A mais recente versão do sistema operativo da empresa americana tem trazido alguns problemas aos seus equipamentos. Quando se espera que uma nova atualização venha corrigir problemas anteriores, infelizmente tem acontecido que novos sejam introduzidos.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. 3 Truques para tirares mais proveito do teu novo Android

Agora é noticiado mais um problema que o Android Oreo 8.1 veio trazer ao Google Pixel XL. Este está diretamente relacionado com o carregamento do equipamento, o que pode, em alguns casos, ser mesmo perigoso para o utilizador. O problema foi reportado pela primeira vez em janeiro passado mas, ainda assim, continua a verificar-se.

Com efeito, o software do smartphone está a solicitar ao carregador uma corrente superior àquela que o mesmo é capaz de suportar. Segundo os dados avançados pela publicação Android Police, o Google Pixel XL tenta alcançar uma voltagem de carregamento de 25W. Em condições normais, esse valor deveria ficar-se pelos 18W.

Se tens um Google Pixel XL com o Android Oreo 8.1, deves carregá-lo com o carregador original

Ao que parece, o problema é oriundo de um controlador lógico para o carregamento do equipamento presente no Android Oreo 8.1.

O problema é detetado pelos utilizadores visto que o Pixel XL está repetidamente a ligar e desligar o seu processo carregamento. Os utilizadores são constantemente notificados desta situação pelo smartphone. Cenário que se repete por umas três a quatro vezes antes do mesmo passar a solicitar uma voltagem inferior.

Mas esta medida de segurança só se manifesta caso utilizes o carregador oficial. Isto porque o mesmo vem equipado com uma tecnologia de segurança contra a sobrecarga de corrente. Se utilizares outro carregador que não possua tecnologia semelhante, correrás o risco de danificar permanentemente a bateria do teu Pixel XL.

Até ao momento, a Google ainda não se pronunciou sobre este problema. Com efeito, ainda não existem pistas de quando este problema será resolvido. Enquanto tal não acontece, o nosso concelho é que utilizes sempre o carregador original do teu smartphone.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 Lite. Eis o esquema de cores completo para este Android

Oppo R15: Irmão do OnePlus 6 será apresentado a 31 de março

Apple – Nova publicidade para iPhone frisou mais um “bug” do iOS 11

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.