OPPO Find X chega hoje para mudar a face do mercado Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em 2018 uma das maiores tendências do mercado mobile é a gradual abolição das margens ou molduras dos smartphones. Acomodando um ecrã cada vez maior com cada vez menos espaço perdido. Agora, ficamos a conhecer o OPPO Find X, o novo topo de gama com o OnePlus. Neste momento ainda não foi apresentado oficialmente mas é agora uma questão de horas até ao seu evento em Paris.

Vê ainda: d terá câmara deslizante

Em si, o OPPO Find X reúne uma amálgama de tendências e umas quantas boas ideias e vários aperfeiçoamentos. À primeira vista é bastante similar ao Samsung Galaxy S9, conseguindo todavia apresentar margens ainda mais reduzidas do que o rival sul-coreano.

Apresenta também um ecrã de margens curvas, num painel OLED de resolução Full-HD+ (1080p). Já segundo a própria fabricante Android este ecrã ocupa um total de 92.25% de toda a área do painel frontal, uma percentagem verdadeiramente incrível.

OPPO Find X abdica da "notch" e do queixo

Utilizando um painel de 6.4 polegadas é verdade que o OPPO Find X não será o smartphone ideal para todos os consumidores. Contudo, é um dos primeiros smartphones a abdicar completamente de uma "notch" ou monocelha no topo. É também um dos primeiros smartphones a conseguir reduzir a um mínimo já muito aceitável o queixo ou margem inferior do painel frontal. Todo o seu aspecto pode ser observado no vídeo abaixo.

Ainda assim, a parte mais interessante e inovador é a solução encontrada pela fabricante Android para acomodar as câmaras. Note-se que quando não estão a ser utilizadas, não vês nenhuma câmara no smartphone. Nem mesmo a sua câmara traseira (principal).

Todavia, ao desbloquear o smartphone ou utilizar a sua app da câmara e as mesmas aparecerão quase que como por magia. Tal como Face ID da Apple.

Sistema deslizante e motoroziado no OPPO Find X

Toda a seção superior é motorizada e conta também com a câmara dupla traseira. Esta é composta por um sensor de 16MP e um sensor secundário de 20MP. Todo o processo demora apenas 0.5 segundos, seja para desbloquear o smartphone ou para usar as suas câmaras fotográficas.

Estes esforços visam tornar o smartphone Android mais limpo e sem distrações visuais para o utilizador. Apenas um painel de vidro, uma estrutura metálica com cantos arredondados e polidos. Nem sequer temos um leitor de impressões digitais.

Para desbloquear o OPPO Find X terás que fazer um deslize para cima no seu ecrã de bloqueio. Isto ativará o reconhecimento facial 3D e em 0.5 segundos terás o teu dispositivo desbloqueado e pronto a ser utilizado.

Segundo a experiência de utilização relatada pela equipa do TheVerge, o sistema de autenticação e desbloqueio é isento de frustrações. Seja na sua velocidade como na sua fiabilidade, revelando-se uma opção utilizável no dia-a-dia.

Software - Android Oreo 8.1

Já no interior deste smartphone Android encontramos tudo aquilo que é de esperar num topo de gama para 2018. Temos aqui o processador Snapdragon 845 da Qualcomm, bem como 8GB de memória RAM. Temos também uma versão que oferece até 256GB de armazenamento interno neste smartphone com Android Oreo.

Temos também uma bateria com 3730mAh de capacidade, com a tecnologia de carregamento rápido da marca, a VOOC. Algo bastante similar ao Dash Charge da sua empresa irmã, a OnePlus.

Já ao nível de software temos aqui o Android Oreo da Google na sua versão 8.1. Temos também a interface Color OS, a abordagem própria da marca.

O smartphone será hoje apresentado e há uma boa chance de que também chegue aos mercados europeus.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung quer desenvolver as suas próprias placas gráficas

Patente da Motorola mostra-nos smartphone dobrável e nova tecnologia

Xiaomi apresenta a sua nova mochila Xiaomi Mi Backpack por 3.5€

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.