Home Android

Android Oreo. CarbonROM disponível para vários OnePlus e Xiaomi

Está disponível para um total de 19 dispositivos móveis.

CarbonROM Android Oreo OnePlus Xiaomi
Procuras uma alternativa à ROM Stock do teu dispositivo móvel. Seja ele OnePlus, Xiaomi, Sony ou outro. Vem daí!

A “magia” do sistema operativo da Google para dispositivos móveis é o seu espírito “open source” ou fonte aberta. Algo que permite a todo e qualquer programador interessado desenvolver e compilar as suas próprias ROM’s. Neste caso, as custom ROM’s ou ROM’s personalizadas como é o caso da CarbonROM, já baseada no Android Oreo e disponível para vários OnePlus, Xiaomi, entre outros.

Com efeito, esta é uma das ROM’s não oficiais (não compiladas pelas OEM’s ou fabricantes), com maior popularidade. Agora, graças ao portal XDA Developers temos aqui uma lista completa com todos os smartphones que já a podem instalar e usufruir das suas funcionalidades. Desde vários OnePlus até ao OnePlus 5 e dois Xiaomi, entre vários Sony já dela podem usufruir.

Vê ainda: OnePlus deixa antever uma nova função para o OnePlus 6

É caso para dizer que a equipa responsável pelo desenvolvimento da CarbonROM têm andado bem atarefadas. Não só esta ROM já se baseia no Android Oreo, a mais recente versão do sistema operativo da Google como já está disponível para 19 smartphones. Com efeito, desde o OnePlus One até ao OnePlus 5 a seleção é variada.

Note-se ainda que seria apenas no passado mês de março que veríamos uma versão da CarbonROM para o dispositivo móvel Honor View 10 da Huawei. Entretanto, mais recentemente veríamos a equipa da CarbonROM a disponibilizar esta ROM, já baseada no Android Oreo para um número considerável de equipamentos, um total de 19 dispositivos móveis.

CarbonROM já se baseia no Android Oreo da Google

Tal como nos informa o portal XDA Developers, estes 19 são apenas os primeiros dispositivos a receber a CarbonROM. Vêm aí muitos outros e será apenas uma questão de tempo até que, através desta ROM o Android Oreo chegue a novos terminais da Xiaomi, ao OnePlus 5T e muitos outros. Entretanto, a lista completa de dispositivos que já a podem utilizar é a seguinte, note-se que o “aqui” remeterá para a página do produto no portal XDA Developers. Aí poderão também encontrar outras ROM’s e apoio para o vosso terminal.

OnePlus, Sony, Xiaomi, Nexus, Essential no primeiro “lote”

  • Essential Phone – aqui
  • Nexus 6 – aqui
  • Nexus 6P – aqui
  • Pixel 2 XL – aqui
  • OnePlus One – aqui
  • OnePlus 2 – aqui
  • OnePlus 3 – aqui
  • OnePlus 3T – aqui
  • OnePlus 5 – aqui
  • Sony Xperia X – aqui
  • Sony Xperia XZ – aqui
  • Sony Xperia XZ Premium – aqui
  • Sony Xperia XZ1- aqui
  • Sony Xperia Z2 – aqui
  • Sony Xperia Z2 Tablet (WiFi) – aqui
  • Sony Xperia Z2 Tablet (castor) – aqui
  • Sony Xperia Z3 – aqui
  • Sony Xperia Z3 Compact – aqui
  • Xiaomi Redmi Note 3 – aqui
  • Xiaomi Redmi Note 4 – aqui

Todos os terminais aqui listados já receberam as compilações da CarbonROM Noct. Ora, todos eles também já possuem chaves de segurança para instalarem compilações autenticadas nos seus Sony, Xiaomi, OnePlus, etc. Mais ainda, caso queiram, os fãs da CarbonROM poderão “saltar” para Moo. Isto é, poderão também optar pela CarbonROM baseada no Android Nougat e não no Android Oreo.

Página de Downloads da CarbonROM – AQUI

Importa ainda frisar que, para instalar esta CarbonROM baseada no Android Oreo os programadores recomendam uma instalação limpa. Isto significa uma formatação / reposição de fábrica do teu terminal. Posto isto, o aconselhável é guardar todos os teus dados antes de instalar qualquer ROM no teu smartphone ou tablet. Desta forma asseguras-te de que os teus dados não são perdidos.

Os programadores referem que, por exemplo ao instalar a CarbonROM baseada no Android Nougat em alguns terminais não será necessário uma “instalação limpa”. Isto é, sem apagar todos os dados presentes no dispositivo. Ainda assim, aconselham a que façam um reset para evitar qualquer incompatibilidade ou pelo menos atenuar o risco de que tal aconteça.

Aspecto da CarbonROM, já baseada no Android Oreo

A ROM em si já é bastante popular e conta com uma comunidade crescente de utilizadores dispostos a ajudar no seu desenvolvimento e deteção de bugs. Algo que poderás encontrar dentro do portal XDA Developers com os links fornecidos acima. Tal como toda e qualquer ROM ou firmware, deve ser instalada com cuidado. Deverás seguir à risca os passos para a instalação, fornecidos na página (fórum) de cada dispositivo em particular.

E tu, já conhecias esta ROM? Porventura até a utilizas? Deixa-nos a tua opinião em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia X. Conceito bem peculiar para um smartphone Android

Android. Top 5 smartphones por menos de 140 Euros

Huawei cada vez mais forte, Xiaomi a ganhar terreno no mercado Android

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia