Android Oreo no OnePlus 5 está perfeito com a OxygenOS 5.0.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Lançado em junho de 2017 e entretanto já foi descontinuado em novembro do mesmo ano. O OnePlus 5 foi o smartphone que escolhi como novo topo de gama. O flagship killer chinês era, na altura, o smartphone com melhor relação preço/qualidade no mercado. Apenas o Xiaomi Mi 6 poderia disputar com ele este título. Agora, trago-vos um pouco da minha experiência com este dispositivo depois de já ter recebido o Android Oreo com a OxygenOS 5.0.1.

O Android Oreo é a 8ª versão do empresa.

Vê ainda: Galaxy S9 usufruirá das inovações apresentas na CES 2018

Mais recentemente, no início de janeiro, o bug seria finalmente resolvido e a distribuição do Android Oreo retomada. Chegaria agora com a OxygenOS 5.0.1. Ora, perante os erros das versões passadas confesso que tive algum receito em atualizar o dispositivo. Eventualmente a curiosidade levaria a melhor e acabaria por aceitar, descarregar e instalar as novidades. Não me arrependi.

Android Oreo, a jornada até chegar ao OnePlus 5

Pessoalmente já estava a utilizar o Android Oreo desde o início do programa Beta para este OnePlus 5. Enquanto tech bloger precisava de estar a par das novidades e, como tal, não resisti em experimentar as versões de testes. Foi a primeira vez que utilizei uma versão de testes. Não me arrependi.

Passei da versão estável para a versão de testes da OxygenOS. Processo que exige alguma atenção mas que aqui explicamos, passo a passo. O pior de tudo foi mesmo ter que fazer um reset de fábrica e ter que voltar a configurar tudo...mas valeu a pena! O Android Oreo é uma importante atualização e que na minha opinião vai mudar bastante a forma como tu usas o dispositivo. Adorei os pontos para as notificações.

A primeira Beta do Android Oreo trouxe uma diminuição significativa na autonomia de bateria mas já deu para ficar a conhecer as novidades. Felizmente, pouco tempo depois chegou a 2ª beta. Contudo, seria só na véspera de natal que estaria disponível a OxygenOS 5.0, já estável e baseada neste Android Oreo. Estava na hora de voltar para uma versão estável.

Da OxygenOS estável, para Beta e de volta à versão estável

Voltei a repetir este processo, desta vez para instalar a OxygenOS 4.7. Poucos segundos depois de o OnePlus 5 arrancar chegaria a notificação de atualização disponível. Era uma prenda de natal antecipada. Segundo consta tinha um bug, pessoalmente não reparei. Pessoalmente senti uma melhoria significativa na autonomia de bateria.

Depois, veio a interrupção abrupta da distribuição da OxygenOS 5.0. Chegaria novamente - já sob a forma da OxygenOS 5.0.1, dias mais tarde para quem ainda não tivesse o Oreo. No meu caso, viria corrigir alguns aspectos da versão anterior, instalada desde o dia 24 de dezembro.

A mais recente versão veio trazer várias correções de erros. Melhorou bastante a autonomia de bateria e ouso dizer que esta nunca durou tanto. Continua rápido, fluído e com a performance que seria de esperar de um dispositivo com o Snapdragon 835 e 8GB de RAM. Bugs, até ao momento não encontrei nenhum. Nem cá fazem falta!

Eis que chega a OxygenOS 5.0.1 ao OnePlus 5:

Assim chegamos ao presente dia. Neste momento o OnePlus 5 está ainda melhor do que quando me chegou às mãos, em julho. O Android Oreo é uma importantíssima atualização. Acrescenta várias funções como o modo Picture-in-Picture e tornará o teu smartphone ainda mais fluído.

Não digo que seja uma compilação perfeita, se é que tal sequer existe. Digo apenas que até à data, depois de 3 dias com esta nova OxygenOS 5.0.1 ainda não detectei falhas na sua interface. Não tive aplicações a encerrarem inesperadamente nem qualquer outro tipo de inconsistências.

Continuarei a utilizar este smartphone até que eventualmente comece a apresentar alguma falha ou sinal de envelhecimento. Entretanto, acredito que tenha aqui um dispositivo para pelo menos mais dois anos de boa utilização. Espero é que quando for altura de o trocar os topos de gama não custem mais de 1500€. Já esteve mais longe...

Android Oreo está bastante atraente com a nova versão da OxygenOS 5.0.1

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de . Desta forma terás acesso a todas as notícias e novos conteúdos a partir do teu smartphone. A nossa aplicação é gratuita.

E tu, também tens um OnePlus 5? Como tem sido a tua experiência de utilização deste que recebeste este Android Oreo? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, na secção dedicada aos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

T Sandstone White esgotou em apenas 2 horas

Samsung Internet – Browser é gratuito e tem novidades

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.