Android Oreo chega a todos os OnePlus 5 com a OxygenOS 5.0.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

As atualizações para o OnePlus 5 têm sido uma fonte de confusão nos últimos dias. Depois de duas compilações terem começado a ser distribuídas pela empresa chinesa para este topo de gama, viriam a ser canceladas momentos depois. Em causa, vários bugs terão motivado a cancelar a atualização para a OxygenOS 5.0 que já se baseia no novo Android Oreo 8.0.

Pelos vistos nem mesmo as duas compilações de software de sistema Beta foram suficientes para erradicar todos os bugs. De qualquer forma, e como que para compensar a frustração causada nos seus utilizadores, alguns representantes da marca garantiram uma atualização direta para a OxygenOs 5.0.1. Isto para quem ainda estivesse preso no Android Nougat (OxygenOS 4.7) para este OnePlus 5.

Vê ainda: d

Pessoalmente já estou a utilizar a OxygenOS 5.0, com o novo Android Oreo 8.0, desde o dia 24 de dezembro e devo dizer que foi uma ótima prenda de natal. Sobretudo a nível de autonomia de bateria. Aí sim, senti uma boa melhoria na autonomia da mesma. Erros e bugs, até à data não me deparei com nenhum.

OxygenOS 5.0.1 chega aos restantes OnePlus 5

Entretanto esta OxygenOS 5.0 que começou a ser distribuída em dia de consoada foi cancelada no início de janeiro. A causa - novos bugs.

Entretanto seria novamente distribuída a partir do dia 3 de janeiro, tal como podem ver ndroid Police, a atualização foi retomada. O Android Oreo chega por fim às restantes unidades do OnePlus 5 através da OxygenOS 5.0.1, tal como prometido. Esperemos que desta vez não encontre mais entraves.

A atualização está a ser distribuída via OTA (over the air) pelo que não terás de fazer rigorosamente nada a não ser esperar (que não seja encontrado outro bug) e que a atualização chegue. Receberás uma notificação no teu smartphone sinalizando a chegada do novo firmware (software de sistema) com a OxygenOS 5.0.1.

Trata-se de uma grande atualização, com cerca de 1.5GB em tamanho. Posto isto, a melhor opção será descarregar este grande pacote via Wi-Fi. Aconselho-te também a carregar a bateria do smartphone com pelo menos 50% da carga antes de procederes à instalação das novidades.

Versões iniciais da OxygenOS baseada no Android Oreo apresentavam falhas

Esta distribuição, como já é normal, está a ser feita de forma bastante gradual e faseada. Isto explica a demora na chegada a alguns modelos e regiões. Deste lado ainda continuo com a OxygenOS 5.0 e a marca não foi clara quanto à possibilidade de também esta versão ser atualizada.

Ao que tudo indica são os utilizadores que ainda estavam presos no Android Nougat que estão a receber a atualização direta para a nova OxygenOS 5.0.1. Para quem recebeu o Android Oreo no dia de Consoada, resta-nos esperar por uma atualização incremental que venha corrigir os possíveis bugs.

Os utilizadores que já receberam esta nova OxygenOS 5.0.1 avançam que no changelog, na lista de mudanças oficial teremos várias melhorias na conectividade Wi-Fi. Terás uma conexão mais estável. Contam também com melhorias de compatibilidade com aplicações de terceiros para a câmara fotográfica.

Esta última atualização de sistema para o OnePlus 5 trará ainda a mais recente compilação de segurança da Google. Trata-se do patch de segurança de dezembro. Outras mudanças incluem várias otimizações para toda a qualidade de fotografia. A captura de vídeo também terá sido alvo de algumas melhorias.

Particularmente relevante é a nova UI, o novo aspecto da aplicação Câmara fotográfica para o teu OnePlus 5. Teremos também as típicas melhorias de estabilidade. Otimização do desempenho e claro, um sem fim de correções de erros e bugs ao longo de toda a interface. A OxygenOS.

Distribuição do Android Oreo é novamente retomada para o OnePlus 5

Cumpre ainda salientar que a atualização não está a chegar aos utilizadores que tenham o bootloader desbloqueado. Dito isto, nesse caso recomendo que instales diretamente o novo software de sistema (flashar). Isto é, assim que e OnePlus disponibilize este firmware na sua página de downloads para o OnePlus 5.

Note-se que também os OnePlus 3 e 3T já estão a usufruir do novo Android Oreo. Também eles receberam a OxygenOS 5.0.1 bem antes dos dispositivos lançados em 2017. Esta é uma das formas que a marca encontrou para recompensar os seus consumidores fiéis. Esperemos é que não irrite os novos clientes.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de . Desta forma terás acesso a todas as notícias e novos conteúdos a partir do teu smartphone.

Ora, porque é que o seu novo topo de gama ainda só agora é que começou a testar a versão Beta? E até quando é que terá de esperar para receber a atualização oficial, estável e de preferência sem bugs?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d’s

d com 4500mAh de bateria

Alcatel 5 – Assim será o próximo topo de gama da Alcatel

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.