O Android Oreo é a 8ª e mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Foi anunciado e disponibilizado para as construtoras e programadores no dia 21 de agosto na sua versão mais pura e entretanto o trabalho tem-se desenrolado. Agora, a OnePlus lança a sua primeira Beta pública (acessível a qualquer utilizador) da OxygenOS 5.0, já baseada no Oreo 8.0 para o smartphone OnePlus 5.
Vê ainda: aqui termos anunciado que o início do programa Beta para o OnePlus 5 estaria para breve...eis que ele chegou finalmente! Trata-se da primeira versão beta (Beta 1) deste novo firmware (software de sistema) e já pode ser instalado no teu smartphone OnePlus 5.
As novidades do Android Oreo com a OxygenOS 5.0
Este é o primeiro contacto entre o Android Oreo, a OxygenOS 5.0 e antigo topo de gama da marca, lançado no passado mês de junho.
Agora, dizemos-te o que traz de novo e como instalar a primeira Beta no teu smartphone. É uma grande atualização de sistema e poderá conter ainda alguns bugs ou erros. Contudo, já a podes testar e ajudar a marca a aprimorar este novo firmware.
Em primeiro lugar, as novidades! Temos aqui um novo menu (nova aparência) do menu das notificações e definições. Temos aqui várias novidades e mudanças na interface, no aspecto da OxygenOS 5.0.
Temos o novo modo Picture in Picture (PiP), o auto-preenchimento de formulários, o snooze para as notificações e novos emoji. Temos até o novo pacote de segurança da Google, o patch de outubro.
Note-se que todos os principais aspectos do smartphone estão a funcionar como esperado. Contudo, trata-se de uma versão Beta que, como tal, irá certamente apresentar alguns bugs, algumas imperfeições e notarás alguma instabilidade.
Note-se ainda que poderás ter alguns problemas de compatibilidade com certas aplicações uma vez que estarás a utilizar uma nova versão do sistema operativo, o Android Oreo 8.0. Poderás inteirar-te de todos os erros / bugs que estão a ser encontrados aqui, no fórum oficial da marca.
Como instalar o Android Oreo - OxygenOS 5.0 Beta 1 - no OnePlus 5:
O anúncio foi feito pela própria marca, dando assim início ao programa de testes Beta da OxygenOS 5.0 para o OnePlus 5. O ficheiro já pode ser descarregado aqui através do site da marca e pesa cerca de 1.52GB.
- Em primeiro lugar descarrega a OxygenOS 5.0 Beta 1 para o teu PC / MAC - AQUI
- Em segundo lugar vais transferir este ficheiro ZIP para a memória interna do teu OnePlus 5
- Em terceiro lugar vais desligar o teu OnePlus 5. Agora, liga-o novamente em modo Recovery. Para tal, com o smartphone desligado, pressiona o botão On/ Off + Diminuir Volume. Mantém os botões pressionados mesmo depois de aparecer o ecrã inicial do Android.
- Agora, estás dentro do modo Recovery e, se tiveres um PIN, este ser-te-á pedido.
- Agora, escolhe o idioma - Inglês será a melhor opção
- Seleciona Instalar a partir do Armazenamento Local
- Seleciona o ficheiro com a OxygenOS 5.0 Beta 1
- No fim da instalação reinicia (reboot) o smartphone
- Volta a desligar o equipamento e a entrar no modo Recovery
- Limpa a memória Cache e o Armazenamento interno - isto apagará todas as tuas fotos, músicas, ficheiros, etc.
- Reinicia novamente o OnePlus 5 e já estarás no Android Oreo
Pontos a ter em conta antes de instalar a OxygenOS 5.0 Beta 1:
- Não é um firmware estável - poderá apresentar erros ou bugs que não estão presentes nas versões finais e estáveis. Ao instalares esta OxygenOS Beta 1 estás ciente de que tal é um potencial risco.
- Poderás encontrar AQUI o ficheiro ZIP para instalação.
- Assim que aderires ao programa Beta deixarás de receber as atualizações com versões estáveis. Receberás atualizações com as novas compilações Beta
- A qualquer momento podes reverter e voltar para as versões estáveis da OxygenOS
- Este processo requer uma instalação Limpa e isto implica uma eliminação de todos os dados no teu OnePlus 5. Perderás todos os teus ficheiros, fotos e músicas.
Vais experimentar esta versão Beta no teu OnePlus 5?
Só agora é que o OnePlus 5 começa a experimentar o Android Oreo 8.0 ao passo que os modelos de 2016, o OnePlus 3 e 3T já usufruem da versão final e estável da OxygenOS 5.0. Por sua vez, os modelos de 2017 só no início de 2018 é que receberão a mesma benesse.
Caso queiras, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Estas transmissões em directo são posteriormente publicadas sob o formato de PodCast para que possas desfrutar deste conteúdo em alta-qualidade.
Até lá, podemos ir testando estas versões Beta como a que hoje fica disponível e que já corre no OnePlus 5 residente. Caso decidas experimentar também esta versão Beta deixa-nos o teu feed-back abaixo, na secção dos comentários.
Assuntos relevantes na 4gnews: