OnePlus - Android Oreo torna o OnePlus 5 melhor do que nunca

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Pensando bem, faço parte dos 1%. Menos até. Segundo a última tabela de distribuição da Google, em dezembro o Android Oreo estava presente num total de 0,5% de todos os dispositivos que utilizam esta plataforma. Bom, de repente já me sinto um pouco especial. Isto enquanto dono de um OnePlus 5, smartphone que acaba de receber o Android Oreo - a 2ª versão Beta.

Tal como d

Mesmo assim, estava a ficar cansado de tanto bug. Verdade seja dita, foi a primeira vez que testei um software de sistema (firmware) na versão Beta. E...rapidamente me apercebi porque é que lhe chamam beta.

A bateria começou a durar bastante menos. Passei a ter autonomia para apenas 1 dia de utilização normal a a forte. Certas aplicações teimavam a fechar por si e quase que benzi o OnePlus 5 não fosse aquilo ter macumba. Não, a curiosidade inicial em torno do Android Oreo era forte mas, mais um ou dois dias e revertia para uma OxygenOS estável.

O que traz de novo o Android Oreo para o OnePlus 5?

Adotei 1ª Beta aberta do Android Oreo para este OnePlus 5 pois enquanto tech bloger passo o dia a escrever sobre sistema operativos e smartphones. Ora, ultimamente não se fala de outra coisa senão do Android Oreo e já que tinha forma de o experimentar, não hesitei.

Acabei por perder todos os meus dados (não guardados) pois tive que fazer alguns resets de fábrica aquando da primeira instalação da Beta aberta. Mas não me arrependi. O Android Oreo é uma versão que vale a pena ter, ou esperar para ter como será o caso da esmagadora maioria dos utilizadores.

Gostei particularmente dos pontos para as notificações. Altera profundamente a forma como interages com os ícones das Apps. Para melhor! Temos também um sistema mais organizado de notificações para o teu OnePlus 5 e o que dizer do auto-preenchimento de formulário? Um luxo ao qual já me habituei no Safari para Mac OS e que finalmente chega ao Android. Isto, também vais gostar!

"Bugs" há muitos e a OnePlus sabe disso

Algo que se evitava era o consumo de bateria. Certamente por ser uma versão Beta que a autonomia de bateria caiu. Bastante.

Até mesmo o LED de notificações deixou de se iluminar quando recebia um email. Já por outro lado, o Modo Noite (filtro dos azuis), já não deixa o teu smartphone com um aspecto esverdeado e doentio. Finalmente!

Agora, com a 2ª Beta do Android Oreo para o OnePlus 5 sinto que o smartphone está mais estável. Estou a usar o dispositivo há cerca de 12 horas. Ainda é pouco, eu sei, mas já sinto que a bateria não derrete à minha frente e, acima de tudo, o LED já se acende.

O que pode melhorar no Android Oreo para o OnePlus 5?

Pode até parecer ridículo mas, no meu dia-a-dia utilizo o smartphone no modo de silêncio e acabo por depender bastante do LED de notificações. Daí ficar contente agora que ele está a funcionar como devia.

Bom, para além de já poder utilizar o Twitter e de o teclado já reconhecer todos os toques sem vibrar duas ou três vezes cada vez que pressionava a tela - sim, a 1ª beta era uma coleção de bugs - agora sinto o smartphone mais estável.

Para já ainda é cedo demais para avaliar a autonomia de bateria mas se ajudar, carreguei o smartphone enquanto dormia. Ao acordar, por volta das 8:30, recebi a notificação de atualização disponível. O meu pequeno-almoço foi temperado pela instalação do novo firmware baseado no Android Oreo. Este artigo tardio, já perto da meia-noite, alinha-se enquanto o OnePlus 5 tem 68% de bateria. Ah, e não se esqueçam que já fez uma atualização de sistema entretanto.

Longe de estar perfeito, o Android Oreo traz nova vida ao OnePlus 5

Mesmo assim, espero que a versão final e estável venha reforçar a autonomia do equipamento. Afinal de contas a Google promete que o seu Android Oreo é até menos exigente a nível de consumo. Espero para ver!

Nesta Beta do Android Oreo reparei em novas funções para a aplicação da câmara, gestor de ficheiros e foi só isso. Quero ver melhorias para o modo Picture-in-Picture. Dispenso os bugs quando abro o email enquanto estou a ver o YouTube. Sem bem que também é raro fazer isso.

Podes descarregar aqui a 2ª beta do Android Oreo para o OnePlus 5

Esta 2ª Beta do Android Oreo não está má, nada mesmo. Mas sei que a marca pode fazer melhor. Neste momento sinto que temos aqui novas ferramentas mas que elas estão assim um pouco...ao calhas. Carecem de aperfeiçoamento.

Até lá, resta-me esperar pela versão estável e final. Algo que deverá chegar no início de 2018. Até então, sei que o OnePlus 3 e 3T já contam com o Android Oreo e nem mesmo eles estão isentos de erros. Por isso não me preocupo, sei que tenho um excelente smartphone e que já faz parte do clube dos 1%.

E tu, já utilizas o Android Oreo? Já arriscaste numa versão beta? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

8 – O que mudará nas dimensões?

Huawei P11 será apresentado no primeiro trimestre de 2018

SpeedTest da Ookla – Em 2017 a conexão à NET melhorou cerca de 30%

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.