Android Oreo 8.1 para o OnePlus 5 via OmniRom - Como Instalar

Rui Bacelar
Android Oreo 8.1 OmniRom Beta OnePlus 5 Análise Review Smartphone
O Oreo assenta-te na perfeição... Para quem quiser, o 8.1 já será uma opção através desta ROM.

Depois de ter recebido uma boa prenda de Natal sob a forma da OxygenOS 5.0, baseada no Android Oreo 8.0, o OnePlus 5 poderá agora ter o Android Oreo 8.1. Trata-se da mais recente versão do sistema operativo da Google. Versão esta que foi disponibilizada oficialmente no início deste mês de dezembro. Está já presente em alguns dispositivos da linha Pixel e Nexus. Agora, graças ao trabalho da comunidade de programadores independentes, a XDA Developers, chega também ao OnePlus 5.

Este topo de gama lançado em junho de 2017 foi entretanto substituído pelo 5T. Contudo, nem por isso deixa de ser uma excelente opção no segmento de gama alta. Atualmente já corre o Android Oreo 8.0 mas para quem quiser experimentar o Oreo 8.1 já existe solução. Trata-se da Custom ROM ou ROM personalizada OmniRom. Esta foi compilada pelo programador darkobas da XDA Devolopers e chega agora ao nosso conhecimento.

Vê ainda: 63 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Para quem gostar de personalizar, alterar ou simplesmente explorar o máximo potencial do seu dispositivo, esta OmniRom será uma boa opção. Note-se que apesar de já ser pública e qualquer um a poder usar, ainda estará a ser testada. Algo que não é de estranhar uma vez que o Android Oreo 8.1 foi lançado no início deste mês pela própria Google.

OmniROM traz o Android Oreo 8.1 ao OnePlus 5

Neste artigo vamos guiar-te na instalação passo-a-passo da OmniRom para o teu OnePlus 5. Esta ROM já traz o mais recente patch de segurança da Google (dezembro de 2017), bem como outras melhorias.

Temos aqui também todos os papéis de parede, o launcher e muitas outras adições para este dispositivo. Em suma, todas estas novidades que aqui podes consultar do Oreo 8.1. Poderás gostar particularmente da nova animação de reboot, a barra de pesquisa arredondada, entre outros pontos.

As novidades deste Android Oreo 8.1 incluem:

  • A “Neural Networks API (NNAPI)” ou API da rede neural – providenciará às aplicações a aceleração de harware (componentes físicos) necessária para uma eficaz aprendizagem dos mecanismos de inteligência artificial ou machine learning, incluídos nos nossos smartphones.
  • As aplicações poderão agora lançar apenas um alerta de notificação, um som de notificação por segundo.
  • O Android Oro 8.1 (API level 27) adiciona duas novas funcionalidades, duas novas constantes ou padrões de adaptação do sistema operativo às características de hardware do dispositivo em si.
  • Temos várias melhorias para os mecanismos (frameworks) de preenchimento automático
  • Podes agora controlar e vigiar os relatórios enviados pela Apps (aplicações) para o mecanismo de Navegação Segura da Google, o Safe Browsing.

Antes de proceder-nos à instalação, note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deve, claro, ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android. Em caso de não seguimento deste guia passo a passo, poderás ter o teu smartphone brickado - inutilizável.

Antes de instalar o Android Oreo 8.1:

Convém ter alguma experiência com todo o processo de instalação de ROM's. Apesar de ser um processo relativamente simples, convém seguir os passos com alguma atenção. Será tão fácil quão instalar o firmware oficial. De qualquer forma, é importante ter atenção durante o procedimento. Todo o cuidado é pouco quando se trata do nosso smartphone pessoal.

A 4gnews não se responsabiliza por qualquer dano, reparável ou não, que o leitor possa fazer caso não siga estas instruções à risca. Feito o aviso, procede com precaução. Vamos então! Todo este processo será feito por tua conta e risco. Poderás utilizar a Recovery do teu OnePlus 5. Caso prefiras, podes igualmente utilizar a TWRP.

Como instalar o Android Oreo no teu OnePlus 5:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros OmniRom (ZIP) para a memória interna do smartphone OnePlus 5.
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu OnePlus 5. Mantém pressionado quando o dispositivo ligar – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone). Lembra-te de guardar previamente a informação.
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo OmniRom ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone OnePlus 5.
  9. O Android Oreo 8.1 estará instalado. O primeiro boot pode demorar algum tempo

Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros. Aliás, a ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional, julgando pelos comentários e feed-back do público.

Espero que todo o procedimento tenha corrido bem. Qualquer dúvida ou sugestão deixa-nos aqui o teu feed-back nos comentários. Relembro que todo este procedimento deve ser feito com o máximo cuidado. Todo o procedimento é feito por tua conta e risco.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.