Android Oreo chega finalmente aos OnePlus 3 e OnePlus 3T com a OxygenOS 5.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

É oficial! Tempo de celebrar a chegada da 8ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis a dois dos melhores smartphones de 2016. A OxygenOS 5.0 começa agora a ser distribuída oficialmente para todos os OnePlus 3 e OnePlus 3T trazendo consigo o Android Oreo. As novidades são muitas!

Vê ainda: 0.3% de todos os dispositivos que utilizam esta plataforma.

Chegou o Android Oreo com a OxygenOS 5.0

A nova OxygenOS 5.0 está a ser distribuída via OTA (over the air) para todos os utilizadores do OnePlus 3 e OnePlus 3T que estejam a utilizar o Android Nougat na sua versão estável, oficial, ou para todos os utilizadores com a beta aberta do Android Oreo. Para todos eles, a espera acabou, ou estará a acabar.

Vai preparando o teu smartphone. Assim que a notificação te atualização chegar ao teu dispositivo lembra-te de o carregar com pelo menos 50% de bateria. Liga-te também a uma conexão de rede wi-fi para que o download deste grande pacote não sobrecarregue o teu plano de dados.

Note-se que a distribuição das atualizações de software de sistema (firmware) é sempre gradual e faseada, significando isto que poderão demorar alguns dias até que a nova OxygenOS 5.0 chegue até ao teu smartphone. Mas calma, ela chagará. As novidades já estão a ser distribuídas.

OnePlus 3 e OnePlus 3T são os primeiros a receber o Android Oreo

É sem dúvida uma enorme atualização, é toda uma nova versão do sistema operativo e os utilizadores deste smartphones de 2016 receberão as novidades com um mês de antecedência face aos utilizadores dos novos smartphones da marca.

A lógica deste empresa é por vezes questionável mas não deixam de ser ótimas notícias para os utilizadores destes dispositivos. Aliás, a OnePlus supera assim várias marcas como a Samsung, LG e Huawei na entrega das novas versões do sistema operativo, algo que os consumidores agradecem.

Entre as várias novidades do Android Oreo temos o novo sistema de notificações que te dará a possibilidade de fazer Snooze nas notificações que quiseres, o novo sistema de crachás para as notificações, o auto-preenchimento de formulários, segurança reforçada para o sistema, maior performance, melhor gestão energética, modo Picture-in-Picture e tantas outras. Para além disso, terás novidades exclusivas para a OxygenOS 5.0.

Até mesmo o Launcher da OnePlus com esta OxygenOS 5.0 sofre algumas mudanças de design e apresentará agora os pontos para as notificações e um novo aspecto para a gaveta das aplicações e mesmo para as pastas onde terás as Apps.

Mais ainda (e algo estranho), esta atualização da OxygenOS 5.0 traz ainda o pacote de segurança, o patch de segurança de setembro - e não o de novembro que já se encontra disponível há vários dias.

Novidades do Android Oreo para os OnePlus 3 e OnePlus 3T:

  • Adição das Apps Paralelas - para que possas ter, por exemplo, duas contas de WhatsApp, Twitter, etc
  • Seleção Inteligente de Texto
  • Novo aspecto para as Definições Rápidas
  • Poderás fazer upload direto das fotos para o "Shot on OnePlus"
  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Ícones adaptáveis
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo
  • Maior velocidade no reiniciar do smartphone
  • Nova animação de boot

Saliento ainda que poderás encontrar alguns erros ou bugs nesta nova compilação de firmware (software de sistema) para os OnePlus 3 e OnePlus 3T. É um grande salto a nível de versões do sistema operativo e se não te importares, o melhor seria mesmo fazer uma instalação limpa, um reset de fábrica e posterior instalação do Android Oreo.

OnePlus 3 e OnePlus 3T estão já a receber a OxygenOS 5.0

Os utilizadores do OnePlus 5 e daqui a nada, do OnePlus 5T, terão que esperar mais um mês até que sejam finalmente agraciados com a OxygenOS e o Android Oreo 8.0. A marca por vezes, surpreende-nos com as suas decisões...

Caso queiras, e para não perderes nenhuma informação sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

De qualquer forma, assim que receberes a notificação de atualização disponível já sabes o que fazer! Deixa-nos depois o teu feed-back das novidades aqui em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P11 – Será mesmo assim o próximo smartphone da Huawei?

Vernee Active – Smartphone robusto chegará em breve!

Doogee Mix e Mix Lite – smartphones bezel-less que começam nos 80€

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.