Nokia 7 Plus chegará no MWC com preço apelativo e Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Depois do regresso ao mercado mobile com vários smartphones Android a serem lançados em 2017 a Nokia está tudo o que já aqui divulgamos sobre o dispositivo na 4gnews.

O evento de apresentação da HMD Global terá lugar no dia 25 de fevereiro de 2018. Coincidirá com a apresentação dos novos Samsung Galaxy S9 e juntamente com estes a Nokia aquecerá a encantadora cidade de Barcelona. O maior certame de tecnologia do mundo trará todas as grandes marcas para a Catalunha apesar das baixas confirmadas continuará a ser a "capital da tecnologia móvel".

Vê ainda: Google – Marcar viagem e hotel através da pesquisa ficou mais simples

Agora, perante tantas fugas de informação relativas ao smartphone Nokia 7 Plus podemos apenas deduzir que a sua apresentação estará para breve. Mais ainda, tendo a HMD Global prometido uma bela surpresa para o MWC estamos com as nossas expectativas em alta. Esperamos pelo novo smartphone, já com o Android Oreo, a mais recente versão deste sistema operativo da Google.

O Nokia 7 Plus será uma versão "reforçada" do dispositivo Nokia 7 que seria apresentado em outubro de 2017 pela HMD Global. Dispositivo que permanece um exclusivo dos mercados asiáticos e que se insere no segmento de gama média quando olhamos para as suas principais características.

HMD Global apresentará novos dispositivos Android no MWC 2018

Agora, para o novo Nokia 7 Plus os designers responsáveis pelo canal de YouTube Science and Knowledge presentearam-nos com um belo vídeo onde reúnem todos os renders ou renderizações. Temos aqui um belíssimo equipamento construído em metal e vidro. Temos também novas informações, graças à Gizmochina sobre as características técnicas e possível preço para este smartphone Android. Em primeiro lugar, vejamos os renders do Nokia 7 Plus.

Será este o novo smartphone com Android Oreo? O Nokia 7 Plus?

Note-se que os renders ou renderizações não passam de imagens criadas digitalmente. Não representam o produto final apesar de se poderem basear nas medidas e esquemas do mesmo. Quero com isto dizer que o aspecto deste produto pode mudar completamente assim que for apresentado. Por isso mesmo peço-vos que não criem expectativas demasiado elevadas com base nos renders por muito belos que sejam (e são).

Nokia 7 Plus será uma das estrelas do MWC 2018

Já no início da semana vimos algumas imagens de apresentação destes smartphone com Android Oreo. As imagens, para não variar, são oriundas da China e apresentam um design (aspecto) muito semelhante com o que aqui nos é apresentado. Desta forma, não ficaria surpreendido se desta vez os renders estivessem muito próximos do produto real. Seja com for, mantenham-se cautelosamente céticos.

Pelas imagens e informações divulgadas ficamos a saber que, para além do Android Oreo 8.0 este dispositivo chegará ao MWC com certificação IP54. Teremos aqui um bom grau de resistência à água e ao pó apesar de não ser tão estanque ou resistente como uma certificação IP68.

O Nokia 7 Plus aparenta ter uma construção em vidro, tanto no painel frontal como no painel traseiro do smartphone. Temos também a presença de uma estrutra metálica (alumínio) para conferir a tão necessária robustez. Os dispositivos da Nokia são conhecidos pela sua ótima qualidade de construção e acredito que este venha manter a tradição.

Segundo as fugas de informação temos também um painel de 6 polegadas com o novo formato 18:9 a agraciar a parte frontal. Trata-se de uma tela IPS LCD (segundo a Gizmochina) com uma resolução Full-HD+ (2160 x 1080 pixéis). É uma pena não ser um painel AMOLED, estes últimos apresentam uma saturação de cores inigualável. De qualquer forma só depois da apresentação oficial é que teremos certezas.

Android Oreo e Snapdragon 660 no próximo Nokia 7 Plus

Aqui, uma vez que o painel frontal é praticamente ocupado em exclusivo pelo ecrã. O sensor de impressões digitais migrou para a traseira. Desta forma terás "apenas" ecrã à frente com as câmaras. E claro, o sensor biométrico a agraciar a traseira do smartphone com o sistema operativo Android Oreo.

As restantes especificações técnicas foram reveladas pela plataforma de testes, a Geekbench. Enquanto smartphone de gama média (média/alt), o Nokia 7 Plus trará o processador Snapdragon 660 da Qualcomm. Este SoC poderoso estará acompanhado por 4GB de memória RAM. Provavelmente teremos também 64GB de armazenamento interno expansível e o Android Oreo 8.0 é um dado adquirido.

A nível de fotografia teremos aqui uma câmara dupla. Teremos um sensor de 12MP e um sensor de 13MP na sua traseira. Terá também estabilização ótica da imagem (OIS) e lentes certificadas pela Carl Zeiss. Sem esquecer a câmara frontal de 16MP. Teremos ainda uma bateria de 3,450mAh no Nokia 7 Plus com carregamento rápido.

Por último, teremos ainda a porta áudio de 3.5mm, porta USB do Tipo C para carregamento e transferência de dados. O smartphone deverá ser apresentado no MWC 2018 com um preço que rondará os 410€ ou 508 dólares.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

a 7 Plus

Huawei expande o seu portfólio de com o Honor 9 Lite a 229€

alaxy S9

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.