Android Oreo remove o "Modo Noite" em alguns Sony Xperia

Rui Bacelar
Sony Xperia XZ1 Compact
As cores do novo Sony Xperia XZ1 Compact

Os dispositivos móveis Sony Xperia XA1 chegaram ao mercado equipados com algumas funcionalidades que entram em ação à noite. São as "Good night actions" como nos indica o XperiaBlog. Contudo, a própria fabricante japonesa já confirmou que estas funções desaparecerão assim que chegar o Android Oreo 8.0. Os motivos para tal não foram divulgados.

Hoje em dia praticamente todas as fabricantes incluem um filtro de tons azuis para que à noite os nossos cérebros não sejam constantemente bombardeados com novos estímulos. Com a luz azul o teu cérebro era enganado a pensar que ainda está de dia e acaba por ficar em modo "ativo". Com os filtros de luz azul, tal não acontece ou pelo menos é mitigado.

Vê ainda: 42 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Já praticamente todas as marcas têm algo semelhante. A luz noturna ou "Modo Noturno" ou "Modo Noite", o nome varia, a premissa é sempre a mesma. Desde a OnePlus, a Google, Samsung , Huawei, e tantas outras marcas.

Até ao momento a Sony também incluía esta mesma função nos seus Sony Xperia. Chama-se ""Good night actions" e está presente, por exemplo, nos dispositivos Sony Xperia XA1. Agora, esta família (gama) de equipamentos está a receber a atualização de sistema Android Oreo 8.0 e esta função desapareceu após a instalação da atualização.

Android Oreo removerá o "Modo Noturno" dos Sony Xperia

Mais ainda, o mesmo sucederá com os demais dispositivos da Sony. Assim que receberem o Android Oreo o filtro de luz azul desaparecerá. A confirmação foi feita através do perfil oficial da Sony Xperia no Twitter. Chegou através de uma resposta da fabricante japonesa a um dos utilizadores (neste caso o @DMed) que inquiria a marca sobre a possibilidade de o seu Xperia XZ Premium receber esta mesma função.

Sony Xperia Android Oreo
Apenas o XA1 manterá as "Acções Noturnas", os demais perderão esta funcionalidade

A resposta da marca foi bastante detalhada e aplica-se também a outros dispositivos e smartphones da marca. A funcionalidade "Luz Noturna" ou "Night Light" seria introduzida gradualmente no programa "beta". Infelizmente esta característica terá sido abandonada e não fará parte das compilações estáveis.

Alguns dos dispositivos que podiam utilizar este filtro de luz azul eram os Xperia XA1, XA1 Ultra, e também o Sony Xperia XA1 Plus. Algo que desaparecerá de todos os dispositivos da Sony assim que receberem o Android Oreo. Felizmente existem algumas alternativas na Google Play Store caso queiram precaver esta falha.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Prepara-te para fechar os olhos…

Xiaomi Mi Mix 2S: Chegará o topo de gama com Google Android One?

Nokia 7 Plus e Nokia 1, os smartphones chegam no MWC

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).