Android Oreo remove o "Modo Noite" em alguns Sony Xperia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os dispositivos móveis Sony Xperia XA1 chegaram ao mercado equipados com algumas funcionalidades que entram em ação à noite. São as "Good night actions" como nos indica o XperiaBlog. Contudo, a própria fabricante japonesa já confirmou que estas funções desaparecerão assim que chegar o Android Oreo 8.0. Os motivos para tal não foram divulgados.

Hoje em dia praticamente todas as fabricantes incluem um filtro de tons azuis para que à noite os nossos cérebros não sejam constantemente bombardeados com novos estímulos. Com a luz azul o teu cérebro era enganado a pensar que ainda está de dia e acaba por ficar em modo "ativo". Com os filtros de luz azul, tal não acontece ou pelo menos é mitigado.

Vê ainda: d

Já praticamente todas as marcas têm algo semelhante. A luz noturna ou "Modo Noturno" ou "Modo Noite", o nome varia, a premissa é sempre a mesma. Desde a OnePlus, a Google, Samsung , Huawei, e tantas outras marcas.

Até ao momento a Sony também incluía esta mesma função nos seus Sony Xperia. Chama-se ""Good night actions" e está presente, por exemplo, nos dispositivos Sony Xperia XA1. Agora, esta família (gama) de equipamentos está a receber a atualização de sistema Android Oreo 8.0 e esta função desapareceu após a instalação da atualização.

Android Oreo removerá o "Modo Noturno" dos Sony Xperia

Mais ainda, o mesmo sucederá com os demais dispositivos da Sony. Assim que receberem o Android Oreo o filtro de luz azul desaparecerá. A confirmação foi feita através do perfil oficial da Sony Xperia no Twitter. Chegou através de uma resposta da fabricante japonesa a um dos utilizadores (neste caso o @DMed) que inquiria a marca sobre a possibilidade de o seu Xperia XZ Premium receber esta mesma função.

A resposta da marca foi bastante detalhada e aplica-se também a outros dispositivos e smartphones da marca. A funcionalidade "Luz Noturna" ou "Night Light" seria introduzida gradualmente no programa "beta". Infelizmente esta característica terá sido abandonada e não fará parte das compilações estáveis.

Alguns dos dispositivos que podiam utilizar este filtro de luz azul eram os Xperia XA1, XA1 Ultra, e também o Sony Xperia XA1 Plus. Algo que desaparecerá de todos os dispositivos da Sony assim que receberem o Android Oreo. Felizmente existem algumas alternativas na Google Play Store caso queiram precaver esta falha.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Prepara-te para fechar os olhos…

d One?

Nokia 7 Plus e Nokia 1, os smartphones chegam no MWC

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.