Android Oreo já disponível para o Motorola Moto Z com a LineageOS 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A linha Moto Z original foi apresentada no Verão de 2016 conta com três smartphones, o Motorola Moto Z, Moto Z Force com o seu ecrã / tela Shattershield e Moto Z Play, este último com especificações técnicas mais modestas mas com um preço mais amigável do bolso. Agora, o melhor destes equipamentos, Moto Z, já poderá testar as novidades do Android Oreo através da LineageOS 15.

Vê ainda: XDA, será a vez do Motorola Moto Z testar as novidades.

O que é a LineageOS 15?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

Como instalar a a LineageOS 15 no Motorola Moto Z?

Caso sejas o feliz dono de um Motorola Moto Z então gostarás sem dúvida de saber que, graças ao desenvolvedor de software "erfanoabdi", foi efectuada com sucesso a portabilidade do firmware (software de sistema) da LineageOS 15 baseada no Android Oreo para este dispositivo.

Além disso, a grande maioria das funcionalidades já está a funcionar sem problemas (bugs) como as chamadas, Bluetooth, Wi-fi) e diversas outras conectividades do smartphone.

LineageOS 15 para o Motorola Moto Z já está funcional

Contudo, ainda não estará perfeitamente estável para uma utilização comum no dia-a-dia e só um utilizador mais avançado deverá tentar a sua instalação apesar de ser uma oportunidade para testar já as novidades do Android Oreo.

Mais ainda, para instalares estas novidades da LineageOS 15 no teu Motorola Moto Z terás que desbloquear o bootloader, instalar uma TWRP Custom Recovery para poder instalar o pacote com o firmware. De qualquer forma, caso o queiras fazer tens o link aqui, em baixo:

Download Direto: XDA

As novidades da LineageOS 15 baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Espero que esta novidade de agrade mas devo dizer que este procedimento só deverá ser tentando por um utilizador experiente e ciente dos riscos para o seu smartphone.

De qualquer forma é extremamente satisfatório ver a grande velocidade em que o novo software da Google está a ser adaptado e preparado para chegar aos smartphones mais cativantes de 2016 e um dos melhores Motorola no mercado.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus disponibiliza nova OxygenOS para o OnePlus 3 e OnePlus 3T

Phone X

não tivesse existido?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.