Android Oreo já disponível para o Motorola Moto Z com a LineageOS 15

Rui Bacelar
Motorola Moto Z Android Oreo LineageOS 15
O Motorola Moto Z já pode começar a experimentar o Android Oreo graças à popular LineageOS 15

A linha Moto Z original foi apresentada no Verão de 2016 conta com três smartphones, o Motorola Moto Z, Moto Z Force com o seu ecrã / tela Shattershield e Moto Z Play, este último com especificações técnicas mais modestas mas com um preço mais amigável do bolso. Agora, o melhor destes equipamentos, Moto Z, já poderá testar as novidades do Android Oreo através da LineageOS 15.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 chegará na Mobile World Congress com tudo isto?

Este Android Oreo chegou em dia de eclipse e verdade seja dita, as novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, aqui. Agora, graças também à comunidade XDA, será a vez do Motorola Moto Z testar as novidades.

O que é a LineageOS 15?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, aqui, o nosso TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

Como instalar a a LineageOS 15 no Motorola Moto Z?

Caso sejas o feliz dono de um Motorola Moto Z então gostarás sem dúvida de saber que, graças ao desenvolvedor de software "erfanoabdi", foi efectuada com sucesso a portabilidade do firmware (software de sistema) da LineageOS 15 baseada no Android Oreo para este dispositivo.

OnePlus 5 Motorola Moto G3 LineageOS Android Oreo Motorola Moto G5 Plus
A LineageOS 15 trará o Android Oreo a vários smartphones

Além disso, a grande maioria das funcionalidades já está a funcionar sem problemas (bugs) como as chamadas, Bluetooth, Wi-fi) e diversas outras conectividades do smartphone.

LineageOS 15 para o Motorola Moto Z já está funcional

Contudo, ainda não estará perfeitamente estável para uma utilização comum no dia-a-dia e só um utilizador mais avançado deverá tentar a sua instalação apesar de ser uma oportunidade para testar já as novidades do Android Oreo.

Mais ainda, para instalares estas novidades da LineageOS 15 no teu Motorola Moto Z terás que desbloquear o bootloader, instalar uma TWRP Custom Recovery para poder instalar o pacote com o firmware. De qualquer forma, caso o queiras fazer tens o link aqui, em baixo:

Download Direto: Lineage OS 15 (Griffin) //XDA

As novidades da LineageOS 15 baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Espero que esta novidade de agrade mas devo dizer que este procedimento só deverá ser tentando por um utilizador experiente e ciente dos riscos para o seu smartphone.

De qualquer forma é extremamente satisfatório ver a grande velocidade em que o novo software da Google está a ser adaptado e preparado para chegar aos smartphones mais cativantes de 2016 e um dos melhores Motorola no mercado.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus disponibiliza nova OxygenOS para o OnePlus 3 e OnePlus 3T

Huawei Mate 10, na melhor versão, custará mais do que o Apple iPhone X

Como seriam os smartphones se o Apple iPhone não tivesse existido?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.