Android Oreo. Kernel já disponível para o Motorola Moto Z

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Agora que os utilizadores do Motorola Moto Z, no Brasil, já começaram a receber a tão esperada atualização para o sistema Android Oreo 8.0, temos mais novidades. A atualização para a Europa e para os demais mercados ainda não começou a ser distribuída mas já temos o seu Kernel.

Lançado em meados de 2016, Motorola Moto Z foi o primeiro topo de gama verdadeiramente modular. Seria também o primeiro a ter algum sucesso com esta ideologia que se apoia no já vasto ecossistema de Moto Mods ou Moto Snaps. Algo que a LG tentaria implementar, sem sucesso.

Vê ainda: d

Enquanto a atualização para Android Oreo não chega aos Estados Unidos da América ou à Europa, pelo menos os programadores já terão algo novo. Apesar de só os utilizadores brasileiros já terem recebido as novidades, pelo menos o Kernel baseado neste Android Oreo já é de domínio público.

Note-se que esta atualização de sistema será provavelmente a última grande atualização a chegar ao Motorola Moto Z. Lançado em 2016 com o sistema operativo Android Marshmallow, entretanto já receberia o Nougat e agora o novo Oreo 8.0. Com duas grandes atualizações de sistema já a chegar ao dispositivo, a sua vida útil estará prestes a chegar ao fim.

Motorola Moto Z já começou a receber o Android Oreo

Já relativamente ao Kernel em si, este código é essencial para que os programadores possam desempenhar a sua atividade. Trata-se de um componente necessário para que até as recoveries como a TWRP possam correr. Note-se que este tipo de ficheiros é protegido pela General Public License (GPL). Algo que obriga as marcas a publicar as novas versões sempre que atualizam os dispositivos. Isto deve-se ao facto de o sistema Android ser de fonte livre, um ecossistema de fonte livre, aplicando-se também esta premissa ao Kernel.

Kernel mais recente já disponível para o Motorola Moto Z

O Kernel é um componente do sistema operativo, uma das suas partes integrantes. É crucial funcionamento do sistema operativo e do smartphone. Por isso mesmo convém afastar os olhares curiosos ou inexperientes para que não aconteçam acidentes. Ele é o mediador entre as duas camadas – Hardware e Software. É ele que gera a interação entre a máquina e o código.

Caso estejas interessado em descarregar o Kernel do Motorola Moto Z, baseado no Android Oreo 8.0 da Google poderás fazê-lo AQUI. Como já é hábito, o ficheiro está alojado na plataforma GitHub para um download conveniente.

Outros assuntos relevantes:

d, 3 apostas ganhas, em breve em Portugal

vê as suas principais características reveladas no Twitter

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.