Android Oreo. Motorola disponibiliza o Kernel do Moto X4

Rui Bacelar
Motorola Moto X4 Android One Android Oreo
É um dos mais recentes e elegantes smartphones da marca ©cnet

A fabricante Motorola Mobility acaba de colocar o Kernel oficial para a última compilação de firmware (software de sistema) baseado no Android Oreo para o seu Motorola Moto X4. O ficheiro foi colocado na plataforma GitHub – AQUI. Desta forma poderás fazer o download em segurança. Será uma ferramenta de particular relevância para os programadores.

Caso estejas interessado no desenvolvimento de software, ROM's, aplicações ou simplesmente curioso, poderás também acompanhar aqui o debate em torno desta compilação. A partir de agora está disponível para toda e qualquer parte interessada.

Vê ainda: Revelação do Samsung Galaxy S9 afugentará o LG G7 e Huawei P20

O Kernel é um componente do sistema operativo, uma das suas partes integrantes. Contudo, ele acaba por ficar tão escondido que a maioria dos utilizadores nunca ouviu sequer falar nele.

Em parte isto deve-se à sua importância para o funcionamento do sistema operativo e do smartphone. Por isso mesmo convém afastar os olhares curiosos ou inexperientes para que não aconteçam acidentes.

Motorola disponibiliza o Kernel Android Oreo do Moto X4

Smartphone ou PC, estas máquinas podem dividir-se sucintamente em duas camadas. Hardware (componentes físicos) e software (o sistema operativo, programas, componentes não palpáveis). É aqui que o Kernel entra. Ele é o mediador entre estas duas camadas. É ele que gera a interação entre o software e o hardware, que conjuga a máquina com o código.

Por norma as fabricantes são obrigadas a publicar qualquer alteração por elas feitas ao código Kernel na plataforma GPL. Agora, com a chegada e desenvolvimento de novo firmware baseado no Android Oreo, a Motorola teve que fazer algumas alterações a este código. Como tal, tem que o publicar em seguida. Algo que acaba de acontecer.

Esta publicação, tal como nos conta o Android Police, surge no seguimento do pedido deste mesmo código na plataforma GitHub na página dedicada à Motorola. Agora, a fabricante acede ao seu pedido, cumprindo também a imposição da GPL.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo chega ao Motorola Moto Z no Brasil [soak test]

Android Oreo. Google Pixel já mostra a velocidade das redes Wi-Fi

Android Oreo. Huawei confirma atualização para estes Honor

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).