Android Oreo no Motorola Moto G5 - Como instalar a Pixel Experience

Rui Bacelar
Android Oreo ROM Pixel Motorola Moto G5 Plus Android Oreo 1
É a vez dos Motorola Moto G5 receberem uma nova ROM

O Android Oreo é a mais recente versão da plataforma da Google para dispositivos móveis. É a mais apetecível versão do sistema operativo para os nossos smartphones. Agora, se tiveres um Motorola Moto G5 já poderás utilizar o novo Android Oreo 8.1 que já chegou aos Google Pixel. Como? Graças a esta ROM personalizada ou Custom ROM.

Vê ainda: 25 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Note-se que os dispositivos Google Pixel já estão a testar a versão beta do Android Oreo 8.1 com dezenas de novidades, funções inéditas e melhorias consideráveis para todo o smartphone que utilize esta versão. Contudo, para já a Motorola ainda não se pronunciou relativamente à atualização para o Android 8.1.

De qualquer forma, caso queiras já poderás instalar no teu Motorola Moto G5 a ROM personalizada ou Custom ROM, “Pixel Experience ROM” que transformará o teu smartphone num Google Pixel com Android Oreo 8.1. Em seguida, todas as instruções necessárias para a sua correta instalação:

Como instalar o Android Oreo no teu Motorola Moto G5:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros Pixel Experience (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Motorola Moto G5
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G5 – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo crDroid ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone
Motorola Moto G5 Android Oreo Pixel
Aspecto da ROM

Arquivos / ficheiros necessários – Pixel Experience e TWRP

Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros.

Mesmo assim, e como em qualquer outra ROM, poderás encontrar alguns erros ou bugs. Todos eles estão a ser debatidos e corrigidos depois da sua deteção. Tal como podes ver na sua página dedicada no fórum XDA.

Precisarás de ter o teu bootloader desbloqueado e de instalar uma Recovery como a TWRP antes de instalar esta Pixel Experience ROM que já te dará as regalias e novidades do Android Oreo.

Caso decidas instalar esta ROM procede por tua conta e risco. De qualquer forma será uma boa maneira de usufruir desta nova versão do sistema sem ter que esperar pela atualização oficial. Tal só deverá chegar a partir do primeiro trimestre de 2018. Até lá, há sempre uma ou outra ROM à tua disposição.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo 8.0 estará prestes a chegar ao Motorola Moto Z Play

OnePlus 6 – Conceito impressionante com design bem diferente e elegante

Xiaomi Redmi Note 5 – Chegará o smartphone Android ainda este ano?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.