Motorola Moto G4 Play Android Oreo
Para todos os smartphones “esquecidos” pelas marcas as Custom ROM’s são a melhor forma de conseguir uma atualização.

Agora que a Google já disponibilizou a nova versão do seu sistema operativo, o Android Oreo 8.0, todas as marcas e desenvolvedores de software independentes podem começar a trabalhar nas atualizações oficiais e nas custom ROM’s, respectivamente. Agora, para além da popular LineageOS 15, o Motorola Moto G4 Play recebeu uma nova ROM, a Experimental.

Vê ainda: Satya Nadella admite ter sido contra a compra da Nokia pela Microsoft

A construtora já publicou a sua lista oficial de dispositivos eleitos para a atualização do Android Oreo que podem consultar aqui, na 4gnews.

Até que esta atualização oficial chegue ao teu dispositivo, algo que pode nem vir a acontecer (cenário mais provável), podes já adotar uma destas ROM’s extra-oficiais (custom ROM’s) baseadas no AOSP (Android Open Source Project).

Motorola Moto G4 Play com Android Oreo através da Experimental ROM

A partir deste material AOSP (Android Open Source Project), tanto as marcas como os desenvolvedores independentes podem trabalhar no desenvolvimento e criação de ROM’s alternativas e personalizadas, as Custom ROM’s, ou nos pacotes de firmware com atualizações oficiais, no caso das construtoras.

Android Oreo Android 8.0 Google
Android Oreo é a mais recente versão deste sistema operativo da Google

Se não queres estar à espera da atualização oficial que pode até nem chegar, ou se simplesmente queres testar uma custom ROM no teu dispositivo então esquece a próxima atualização oficial que provavelmente só te trará mais uma compilação do Nougat e experimenta o Android Oreo.

Note-se ainda que praticamente todos os aspectos e funcionalidades principais do smartphone estão funcionais tais como a conexão Wi-Fi, Bluetooth, comunicações, redes, câmara, etc. Contudo ainda não estará estável o suficiente para ser utilizada sem preocupações no dia-a-dia.

Mais ainda, terás que desbloquear o bootloader e instalar uma TWRP Custom Recovery para instalar em seguida este Custom ROM baseada no Android Oreo no teu Motorola Moto G4 Play.

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, aqui, o nosso TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

As novidades desta ROM baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

De qualquer forma, caso o queiras fazer tens o link aqui, em baixo:

Download Direto: AOSP 5.0 (Harpia)

Google Apps para ARM 64- AQUI

Google Apps para ARM – AQUI 


Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

E tu, ainda acreditas que a Motorola poderá atualizar o seu Moto G4 Play para o novo Android Oreo? Pessoalmente aconselho-te a investigar e apostar numa destas Custom ROM’s, pelo sim, pelo não, ficarias com um smartphone renovado.

Outros assuntos relevantes:

Asus Zenfone 5 deverá chegar mais cedo do que o esperado!

SNES Classic terá controlador sem fios construído pela Nyko

Paranoid Android versão 7.3.0 está repleta de novidades e anti-BlueBorne

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).