Boas notícias para os utilizadores dos smartphones Motorola Moto G3 (Moto G de 3ª geração) e para o Moto G Turbo Edition. Ambos poderão agora usufruir da mais recente versão do sistema operativo Android, o Android Oreo 8.1. Isto graças ao trabalho desenvolvido pelos programadores Althafvly e Alberto97 na comunidade d
Anunciado em julho de 2015, o Motorola Moto G3 rapidamente se tornaria num dos mais populares dispositivos da marca norte-americana. Equipado com um ecrã de 5 polegadas, resolução, HD, proteção Corning Gorilla Glass 3 e até mesmo alguma resistência a água e a a salpicos. Tudo isto com uma experiência de utilização do sistema operativo sem bloatware.
Android Oreo no Motorola Moto G3? Sim, é possível com a LineageOS 15.1
Chegaria ao mercado com a versão Android 5.1.1 (Lollipop), sendo atualizado por via oficial (marca) até à versão 6.0 (Marshmallow).
Seria essa a sua última paragem, oficial pelo menos. Felizmente existe uma crescente comunidade de programadores e desenvolvedores de software cuja missão passa por dar nova vida a estes dispositivos que vão sendo esquecidos pelas marcas.
Porque nem todos nós queremos, podemos ou estamos dispostos a comprar todos os anos um novo topo de gama, agora, graças à LineageOS 15.1 chega assim o Android Oreo 8.1 a este Motorola Moto G3. Traz todas as suas funções, aspecto e aparenta estar perfeitamente estável.
A LineageOS 15.1 trata-se da mais recente compilação, feita por programadores independentes, com base na versão Android Oreo 8.1 que foi distribuída pela Google no início de dezembro. Trata-se, portanto, de uma Custom ROM ou ROM personalizada para correr perfeitamente no dispositivo Motorola Moto G3.
Com a LineageOS 15.1 receberás os papéis de parede do Android Oreo 8.1. As suas animações. O seu launcher, o seu aspecto, os ícones arredondados e a barra de estado arredondada. Terás também uma nova animação para o encerramento e a inicialização do smartphone. Terás até um menu On/Off com um novo grafismo. Todo ele inspirado neste novo Android Oreo 8.1.
A LineageOS 15.1 é uma Custom ROM
Verdade seja dita, o Android Oreo ainda é uma versão muito rara de se ver. Contudo, graças ao trabalho destes programadores, e gradualmente das marcas, começa a ser mais comum.
Agora, vamos guiar-te no processo de instalação desta LineageOS 15.1 no teu smartphone Motorola Moto G3. Vem daí! O processo é simples mas exige atenção.
Em primeiro lugar terás que desbloquear o arrancador do teu Motorola Moto G3. Desbloquear o seu bootloader. Esse é o primeiro passo para instalar esta LineageOS 15.1. Em seguida vais necessitar de instalar um programa de Recovery. Não te preocupes, encontrarás em baixo a TWRP para o Motorola Moto G3 ou Moto G2015 (Osprey), abaixo. Poderás simplesmente descarregar o ficheiro ZIP.
Antes de instalar o Android Oreo 8.1 via LineageOS 15.1:
Antes de mais, é importante ter alguma experiência com todo o processo de instalação de ROM’s. Apesar de ser um processo relativamente simples, convém seguir os passos com alguma atenção. Será tão fácil quão instalar o firmware oficial.
De qualquer forma, é importante ter atenção durante o procedimento. Todo o cuidado é pouco quando se trata do nosso smartphone pessoal. Necessitarás de um bootloader desbloqueado e de uma Custom Recovery como a TWRP - links abaixo. Procede por tua conta e risco.
Como instalar o Android Oreo no teu Motorola Moto G3:
- Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo.
- Transfere (arrasta) os ficheiros LineageOS 15.1 (ZIP) para a memória interna do smartphone Motorola Moto G3.
- Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão Diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G3. Mantém pressionado quando o dispositivo ligar – entrarás no modo Recovery
- No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um Reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu Motorola Moto G3). Lembra-te de guardar previamente a informação. Faz um backup antes de tudo!
- Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo LineageOS 15.1 ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
- Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória Cache e a memória Dalvik
- Não precisarás de instalar as Gapps a partir da memória interna, já estão incluídas na ROM.
- Reinicia o teu smartphone Motorola Moto G3.
- O Android Oreo 8.1 estará instalado com esta nova LineageOS 15.1. O primeiro boot pode demorar algum tempo.
Arquivos / ficheiros necessários – LineageOS 15.1
- Descarrega aqui a ROM
- Descarrega aqui a TWRP - Osprey
- Acompanha aqui a página da ROM
Neste momento praticamente todos as funções e aspectos principais nesta ROM estarão a funcionar sem bugs. Sem erros ou falhas graves que afetem a utilização. Desde a conexão de dados, Wi-Fi, Bluetooth, telefonia e conectividades. A câmara fotográfica, o GPS, Lanterna, e todos os demais parâmetros aparentam estar perfeitamente funcionais. Não está a funcionar a gravação de vídeo neste smartphone. Pelo menos para já.
Poderás também acompanhar a página da mesma, na comunidade XDA Developers. Aí vão sendo apresentados os possíveis erros e bugs, bem como as respectivas soluções. Mais uma vez, a 4gnews não se responsabiliza por qualquer instalação incorrecta que possa resultar em dano para os dispositivos. Procede por tua conta e risco.
Espero que todo o procedimento tenha corrido bem. Qualquer dúvida ou sugestão deixa-nos aqui o teu feed-back nos comentários. Relembro que todo este procedimento deve ser feito com o máximo cuidado. Todo o procedimento é feito por tua conta e risco.
E tu, ainda utilizas um Motorola Moto G3?
Assuntos relevantes na 4gnews: