Android Oreo. Como ativar a ''Cópia de Segurança'' para as mensagens SMS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O eterno "drama" e preocupação em guardar todas as tuas mensagens de texto SMS ou mesmo o histórico de chamadas encontra-se precavido com o Android Oreo. Esta que é a mais recente versão do sistema operativo da Google trouxe-nos várias ferramentas úteis.

Com efeito, foi apenas com a chegada do Android Oreo em agosto de 2017 que podemos finalmente fazer cópias de segurança automáticas. Cópias (backup) do histórico de chamada e de todas as tuas mensagens de texto.

Vê ainda: Xiaomi Mi A2, Redmi 6, Redmi 6A e Redmi 6 Pro chegam em Junho

Trata-se de uma pequena comodidade há muito pedida por vários utilizadores, tendo chegado finalmente com esta versão. Com efeito, para além de várias outras ferramentas e novidades bem notórias como os pontos para as notificações, tivemos outras mais discretas.

Funções "escondidas dentro das Definições do teu smartphone com a plataforma Android Oreo e que deves ficar a conhecer. Nunca se sabe quando é que precisarás de consultar o teu histórico de chamadas ou todas as mensagens recebidas e /ou enviadas.

Como ativar a cópia de segurança no Android Oreo?

Posto isto, em seguida esclareceremos os nossos leitores quanto à possibilidade e ao procedimento de cópia de segurança no Android Oreo. Para que nunca percas qualquer tipo de informação, importante ou simplesmente simbólica. Com efeito, realiza-se assim o pedido dos utilizadores, sendo agora fácil, automático e seguro fazer uma cópia de segurança. Mais ainda, depois de fazeres a configuração inicial não precisarás de te voltar a preocupar com os teus dados de mensagens e histórico de chamadas.

Elimina-se assim a necessidade de recurso a aplicações externas (feitas por outros desenvolvedores) que não a própria Google. Agora, a partir do Android Oreo terás assim uma função nativa para proteger as tuas mensagens SMS e histórico de chamadas.

Salvaguarda o histórico de chamadas e mensagens de texto - SMS

Para tal, em primeiro lugar vai até às Definições do teu dispositivo móvel com o sistema Android Oreo. Note-se que esta função está algo camuflada entre as demais opções e funções no interior das definições.

Dentro das Definições procura o menu "Google". Em seguida, procura a opção "Cópia de segurança". Aí, deves aceder ao menu, clicando no mesmo para encontras as várias hipóteses para backup dos teus dados.

Poderás encontrar, dentro deste menu, as várias hipóteses ao teu dispor. Aí deves escolher a modalidade que mais indicada para o teu tipo de utilização. Note-se que para além do histórico de chamadas vais guardar também as tuas mensagens de texto, as SMS.

Protege as tuas SMS, histórico de chamadas e Definições no Android Oreo

Poderás também guardar dos dados das aplicações que neste momento tens instaladas no teu dispositivo móvel. Mais ainda, até mesmo as minuciosas definições que tens ativadas neste momento podem ser salvaguardadas.

Certifica-te de que a opção "Fazer cópia de segurança dos dados" está ativada e que o respetivo interruptor está colorido (ativo). Aí dentro poderás selecionar os emails associados à tia conta Google.

É uma das novas ferramentas do Android Oreo

Por outras palavras, poderás selecionar o tipo de conta que queres utilizar para guardar a cópia de segurança. Note-se que precisarás obrigatoriamente de uma conta Google ativa no teu dispositivo.

Aqui encontrarás um registo com todas as cópias de segurança feitas no teu dispositivo móvel com a plataforma Android Oreo. Mais ainda, todos estes dados são guardados automaticamente no serviço Google Drive, a partir da conta selecionada.

Numa última nota, todo este processo é reversível e será também a partir daqui que podes fazer um restauro de fábrica no teu dispositivo. Algo particularmente útil quando por exemplo queres repor as definições de fábrica ou apagar todos os dados antes de vender o dispositivo móvel.

Caso tenhas alguma dúvida neste procedimento deixa-nos as tuas questões abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 já está disponível em Silk White, Bullets Wireless já esgotados

Asphalt 9: Legends chega à Google Play Store no Verão

Motorola One Power confirma o seu aspecto e especificações técnicas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.