Home Android

Xiaomi Redmi Note 5 Pro recebe a LineageOS 15.1 com Android Oreo

Como instalar a LineageOS 15.1 no Xiaomi Redmi Note 5 Pro

LineageOS 15.1 Android Oreo Xiaomi Redmi Note 5 Pro
A mais recente versão desta popular ROM traz várias surpresas e melhorias para este dispositivo móvel. Eis as novidades.

Apesar de já contar com o Android Oreo 8.0 graças à ROM oficial da marca, a MIUI 9.5, o Xiaomi Redmi Note 5 Pro recebe agora outra regalia. Com efeito, os utilizadores deste smartphone já podem utilizar a ROM personalizada ou custom ROM conhecida como LineageOS 15.1.

Tudo neste smartphone Android tem acontecido de forma muito rápida. Relembro que o Xiaomi Redmi Note 5 Pro foi anunciado no passado mês de fevereiro na Índia, tendo entretanto já chegado a mais mercados. Conta com o processador Snapdragon 636 da Qualcomm, um SoC (system-on-chip) octa-core. Agora, depois de também ter recebido a custom recovery TWRP, recebe também uma versão, não oficial, da LineageOS 15.1.

Vê ainda: 25 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

É sem dúvida uma mais valia para este smartphone com 4GB ou 6GB de memória RAM. Com 64GB de armazenamento interno e com um ecrã de 6 polegadas, resolução Full-HD+, portanto 2160×1080 pixéis. Utiliza uma tela / ecrã com o formato 18:9, tecnologia IPS LCD.

Este Xiaomi Redmi Note 5 Pro conta ainda com uma câmara traseira dupla, com 12MP + 5MP, para além de uma câmara frontal de 20MP para todas as tuas selfies. Mais ainda, temos aqui uma bateria de 4000mAh neste terminal com Android Oreo que seria lançado no mercado ainda com o Android Nougat 7.1.

LineageOS 15.1 chega ao Xiaomi Redmi Note 5 Pro

Importa aqui frisar que, apesar de não ser uma compilação oficial da LineageOS 15.1, a mesma é compilada pelos programadores vasishath e shahan_mik3. Dois membros da comunidade de programadores independentes, XDA Developers. Aí, dão-nos a conhecer o seu trabalho, referindo que todos os principais aspectos já estão funcionais, estáveis e sem bugs a reportar. Ora, apesar de o terminal já estar a utilizar o Android Oreo 8.0 com a sua MIUI 9.5, esta ROM baseia-se já no Android Oreo 8.1.

LineageOS 15.1 Android Oreo Xiaomi Redmi
Este é o aspecto da compilação não oficial desta ROM

 LineageOS 15.1 baseia-se no Android Oreo 8.1

Esta é a mais recente versão do sistema operativo da Google que também já está a trabalhar no Android P, a próxima iteração do sistema. Até lá, esta ROM LineageOS 15.1 vem com um ambiente de Android limpo ou na sua forma mais simples, pura. Algo que pode ser ilustrado pela imagem acima.

Mais ainda, esta ROM representa a crescente comunidade de programadores dedicados aos smartphones da Xiaomi como é o caso deste Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Podemos ainda avançar que, a seu tempo, o Xiaomi Redmi Note 5 Pro será um dos primeiros a receber uma eventual LineageOS 16. Versão esta que já se baseará no Anroid P, ainda sem nome definido.

Podemos também avançar que o terminal receberá assim suporte para o Projecto Treble da Google. Não mediante a LineageOS 15 mas sim quando chegar a MIUI Global estável, já baseada na versão 8.1 do sistema operativo da Google.

Como instalar a LineageOS 15.1 no Xiaomi Redmi Note 5 Pro

Até lá, para quem quiser instalar esta LineageOS 15.1 já o poderá fazer. Segundo os programadores todos os principais aspectos já estão a funcionar corretamente. Salientando ainda que o Wi-Fi, Bluetooth, câmaras, gravação e reprodução de vídeo e áudio já estão a funcionar corretamente. Mais ainda, o sensor biométrico ou leitor de impressões digitais também já funciona corretamente, bem como todas as comunicações e GPS.

Para tal segue estes passos:
  • Descarrega a mais recente versão (build) AQUI com as Google Apps (GApps) – Open GApps.
  • Reinicia até ao Modo de Recuperação (recovery).
  • Instala (Flash) a ROM e as GApps
  • Instala (Flash) o Magisk e reinicia o teu smartphone

Relembro que todo este procedimento deve ser feito por tua conta e risco. Ainda assim, caso tenhas alguma dúvida deixa-nos as tuas questões aqui em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 6X chega no dia 25 de abril deixando antever o MA2

Huawei Honor 10 revela todas as suas cores e características

Xiaomi chega à NOS a 18 de Abril com preços competitivos

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).