Android Oreo - LineageOS pode saltar diretamente para a LineageOS 15.1

Rui Bacelar
LineageOS 15.1 Android Oreo
Esta popular ROM pode "pular" diretamente para a versão 15.1

A LineageOS é uma ROM personalizada ou custom ROM que chegou no início deste ano para substituir a outrora popular CyanogenMod. Esta última já não existe mas vemos agora sua sucessor a crescer, cada vez mais, em funcionalidade e popularidade. Agora, de acordo com o site theleaker, a próxima versão desta ROM poderá ser já a LineageOS 15.1. Para muitos utilizadores poderá então ser um salto da versão 14.1 para a 15.1 acompanhando desta forma o Android Oreo 8.1.

Vê ainda: Play Store – Mais de 20 apps temporariamente gratuitas para o teu smartphone

Depois de ontem termos visto e explorado aqui na 4gnews, todas as novidades da LineageOS 15, já baseada no Android Oreo 8.0 e cuja versão oficial ainda está a ser desenvolvida, agora temos informações particularmente interessantes. Se ainda estás à espera da versão 15, então poderás ter uma boa surpresa!

Note-se que alguns utilizadores já estão a utilizar versões não oficiais, não terminadas, desta ROM na sua versão 15. Contudo, são builds ainda não terminadas desta compilação e pode ser que nunca chegue a sair esta versão final, estável e completa. Em vez disso, podemos saltar diretamente para a versão 15.1.

Lineage poderá saltar diretamente para a LineageOS 15.1 com o Android Oreo 8.1

Agora que 2018 está a chegar, pode ser que a equipa responsável pelo desenvolvimento desta ROM saltem diretamente para a próxima iteração, incorporando as novidades do Android Oreo 8.1.

Esta possibilidade é avançada pelo theleaker, fundamentando-se numa afirmação feita no site oficial da LineageOS onde estaria implícita esta possibilidade.

Note-se que a Google também já disponibilizou a versão final e estável do Android Oreo 8.1 com todas as novidades que aqui exploramos, na 4gnews. Posto isto, não é de todo impossível, improvável ou prejudicial assistir a este cenário. Saltar diretamente para a LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo 8.1 traria aos utilizadores a mais recente versão da plataforma móvel da Google.

Além disso, seria uma medida compreensível e que acabaria por optimizar todo o trabalho que esta equipa tem vindo a desenvolver. Por último, com a próxima versão do Android esta ROM ganhará uma nova interface. Novas funcionalidades e todo uma experiência de utilização muito próxima do Oreo no seu estado mais puro. Algo que os utilizadores desta ROM sempre valorizaram.

Mais ainda, ao basearem-se no Android Oreo 8.1 já estariam a utilizar as mais recentes correções de segurança da Google. Nada de ameaças KRACK e outros vetores de ataque que ameaçam versões anteriores do sistema operativo.

Para já é apenas uma possibilidade e pessoalmente considero-a plausível. De qualquer forma ficaremos atentos a qualquer desenvolvimento.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Próxima geração do Google Home terá novas funcionalidades de toque

Xiaomi Redmi 5 e Redmi 5 Plus já estão em pré-venda (Promocode)

Apple iPhone X 2018 – Espera baterias maiores para os próximos iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).