Android Oreo. As novidades da LineageOS 15.1 para o teu smartphone

Rui Bacelar
LineageOS 15.1 Android Oreo 8.1 Google Play Store Android jogo
Está na altura de ver todas as novidades que estão a chegar com esta nova versão ©reuters

Neste momento a LineageOS é uma das mais populares ROM's não oficiais para smartphones e tablets que podes encontrar. Esta que é a sucessora da Cyanogen (encerrou em dezembro de 2016), já está disponível na versão LineageOS 15.1, baseada no mais recente Android Oreo 8.1. Pois bem, está na altura de veres tudo aquilo que muda com a nova versão.

Desde o modo Picture-in-Picture, ao auto-preenchimento dos formulários, os pontos para as notificações. O modo de seleção de texto inteligente, os canais para as notificações e a possibilidade de fazeres snooze em algumas a teu bel-prazer. Tens até o suporte nativo do sistema Android Oreo 8.1 para os temas para uma personalização profunda (e nativa).

Vê ainda: ZTE Blade V9 e V9 Vita revelados oficialmente no MWC

Já por outro lado, a própria LineageOS 15.1 acrescenta várias funcionalidades ao sistema Android Oreo 8.1 Temos aqui o Privacy Guard, o Live Display, a personalização dos botões, gestos e controlos e várias aplicações presentes em todas as novas compilações da LineageOS 15.1. Desde os reprodutores de música até à nova aplicação "Snap Camera".

Note-se que não é por acaso que tantas pessoas utilizam esta ROM. Não sendo uma interface ou ROM oficial (desenvolvida pela fabricante), conta com um sério compromisso com a qualidade. A equipa responsável pelo seu desenvolvimento assegura a sua estabilidade, segurança e prima pela transparência e comunicação com a sua base de utilizadores.

LineageOS 15.1 baseia-se no Android Oreo 8.1

Neste momento, se tiveres um destes smartphones compatíveis, já poderás instalar a nova LineageOS 15.1. Trata-se de uma versão perfeitamente estável, atualizada e que será continuamente atualizada com os novos patches de segurança. Desta forma podes estar tranquilo, o teu smartphone ficará perfeitamente protegido. Mesmo se a fabricante do dispositivo já não disponibilizar mais atualizações de segurança / sistema. Aliás, estas ROM's tornam-se especialmente procuradas pelos utilizadores cujas fabricantes dos seus equipamentos já deixaram de os suportar.

Se estás interessado nas mais valias da LineageOS 15.1 então continua a ler. Poderás até querer instalar esta ROM (próxima do Android puro) no teu smartphone. Algo que normalmente assusta os utilizadores é a necessidade de ter permissões de raíz, desbloquear o bootloader e todo o procedimento de instalação aqui descrito, passo-a-passo. Esta LineageOS 15.1 é uma das poucas ROM's que recomendaria a qualquer tipo de utilizador.

Mantendo-se relativamente fiel ao Android puro, consegue acrescentar mais produtividade, mais ferramentas e acima de tudo mais segurança. A sua interface é igualmente simples e, mais uma vez, não se afasta em demasia do Android Oreo 8.1 como o conhecemos nos Google Pixel. Em seguida poderemos ver as principais novidades, em vídeo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

LineageOS 15.1 já é oficial! Android Oreo 8.1 para todos estes smartphones

Sony Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact – Tudo o que precisas de saber

Intelligent Scan pretende melhorar a segurança do Samsung Galaxy S9

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).