Android Oreo pode chegar ao LG G6 no final de junho

Rui Bacelar
LG G6 Android Oreo
Da saga "mais vale tarde do que nunca".

A LG é uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones e dispositivos móveis. Em 2017 apresentaria dois topos de gama, o LG G6 no Mobile World Congress em Barcelona e o LG V30 alguns meses depois, na IFA Berlim.

O primeiro topo de gama foi apresentado em fevereiro. Chegaria aos mercados em finais de março. A Portugal chegou um pouco depois...o Android Oreo? Esse pode demorar mais uns meses.

Vê ainda: Apple. Homem trinca bateria de iPhone para testar a qualidade

Agora, à medida que a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos. Trata-se do supra-citado Android Oreo 8.0, a fabricante sul-coreana poderá ser uma das últimas a distribuir as novidades para o seu smartphone topo de gama. Com efeito, segundo nos conta a gsmarena, se tens um LG G6 poderás ter que esperar até ao final do mês de junho. Mas há mais...

Apesar de a fabricante sul-coreana não costumar avançar datas concretas para a distribuição de atualizações de software, neste momento é uma das poucas que ainda não o fez. Sabemos que para o seu V30 o programa de testes e distribuição do Android Oreo já está em curso no mercado sul-coreano (e não só.) Todavia, para os utilizadores do eu G6 na Europa a espera pode ser longa.

Android Oreo 8.0 tarda em chegar ao LG G6

O silêncio continua a ser a palavra de ordem no que ao Android Oreo diz respeito. Não sabemos, nada, sobre a data de chegada aos dispositivos de gama média como os novos Q6. Nem mesmo para este topo de gama. Ou melhor, agora já sabemos. A filial italiana da LG pronunciou-se sobre a chegada deste mesmo Android Oreo. Forneceram uma calendarização onde frisaram que o LG V30 seria o primeiro a receber a versão estável na Europa.

O excerto que em seguida podem ver foi detectado por um utilizador da plataforma Reddit. Entretanto gerou-se uma acesa discussão em torno da questionável calendarização para a chegada das novidades.

Verdade seja dita, não é para menos. Um topo de gama deve ser tratado como tal e o LG G6, enquanto flagship (um deles), deveria receber as atualizações o quanto antes. Note-se que esta versão (Android Oreo) foi disponibilizado no dia 21 de agosto de 2017.

Android Oreo chegará durante o segundo trimestre de 2018

LG G6 Android Oreo Europa
As declarações da filial italiana

Enquanto isso, temos a Sony, a Nokia (HMD Global), a Huawei e até mesmo a Samsung que em breve fará chegar este Android Oreo aos seus topos de gama. Todas elas a trabalhar para trazer a atualização o quanto antes.Tudo isto para que o consumidor se sinta estimado e o seu investimento valorizado.

O que estará a provar tamanha demora?

É importante ter-se noção de que ao comprarmos um dispositivo de X fabricante com ela estamos a estabelecer um contrato bilateral. Entre a marca e o consumidor.

Pagamos pelo equipamento e pela assistência oficial, pelo suporte e pelas atualizações de software. Algo particularmente evidente nos dispositivos de gama alta onde as marcas necessitam de justificar os preços pedidos, por norma mais elevados.

Agora, seria do interesse da fabricante sul-coreana fazer chegar esta atualização o quanto antes. Ou pelo menos, antes de todas as suas concorrentes. Verdade seja dita, a LG está a atravessar uma fase de reformas e re-estruturação. Tudo isto para tentar reverter a espiral recessiva que tem afetado a divisão mobile desta fabricante.

Ficamos recentemente a saber que o LG G7 estaria a ser redesenhado do zero. Adivinha-se uma ausência da marca no Mobile World Congress (MWC 2018) e, enquanto tech blogger creio que existam algumas atenuantes para este atraso. Todavia, duvido que o grande público seja assim tão complacente ou compreensivo.

LG G6 é um dos topos de gama de 2017

LG G6 4gnews Android Samsung Galaxy S9 LG G7
Se tens este topo de gama, então terás que esperar um "pouco" mais.

Agora, somos confrontados com esta calendarização. Se tens um LG G6 na Europa então fica ciente de que a próxima grande atualização só chegará durante o segundo trimestre do ano. Período que se esgota no último dia do mês de junho. Pessoalmente diria que é demasiado tempo de espera para quem comprou um topo de gama.

Mas afinal, o que trará de novo o Android Oreo?

Temos também uma pequena lista das principais novidades que chegarão ao LG G6 assim que ele receber a mais recente versão do sistema operativo da Google:

  • Limitação automática das tarefas em segundo plano
  • Auto-preenchimento dos formulários nos sites e aplicações
  • Modo Picture-in-Picture
  • Pontos para as notificações
  • Pontos para as novas aplicações
  • Aplicações intantâneas
  • Autonomia de bateria reforçada
  • Novos Emojis (alguns melhorados)
  • Seleção inteligente de texto
  • Maior rapidez no arranque das aplicações
  • Ícones adaptáveis
  • Maior velocidade ao "Reiniciar"
  • Fluidez reforçada em todo o sistema.

Espero que as tuas expectativas em relação à marca não tenham recebido um rombo. É apenas uma questão de paciência. As novidades chegarão, será apenas uma questão de tempo e perseverança.

Note-se ainda que se o teu dispositivo estiver associado a alguma operadora o tempo de espera poderá ser mais longo. Por norma estas têm que verificar os novos "pacotes" de firmware antes de os distribuirem. Em suma, sê paciente!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 10. Android Oreo será o menor dos seus trunfos…

Android. Sony prepara-se para lançar um Xperia sem jack 3.5mm

Samsung Galaxy S8 vs Samsung Galaxy A8 2018 [vídeo]

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.