Android Oreo chega ao Lenovo ZUK Z2 Plus com a Pixel Experience

Rui Bacelar
Lenovo Zuk Z2 Plus Android Oreo
Já podes dar nova vida ao teu smartphone com esta ROM

A Lenovo revelou recentemente a lista dos seus dispositivos que receberiam a atualização para o Android Oreo 8.0 e não é uma lista propriamente longa. Em boa verdade, para além dos smartphones da séries K8, as novidades não são boas. Mesmo para estes, a construtora só deverá fazer chegar a atualização a partir de junho ou julho de 2018. Ora, e o Lenovo ZUK Z2 Plus?

Vê ainda: 16 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Em suma, não será tarefa fácil receber uma atualização oficial no teu Lenovo ZUK Z2. Em boa verdade, não contes com isso e nem percas mais tempo. Se quiseres podes já instalar o Android Oreo 8.1 no teu dispositivo. Trata-se de uma ROM personalizada ou Custom ROM e trará a mais recente versão do sistema operativo para o teu "zukão".

Android Oreo no Lenovo ZUK Z2? Sim, é possível!

Tudo isto se deve ao trabalho desenvolvido pelo programador brasileiro de seu nome "Rodrigo Rodrigues" que disponibilizou os frutos do seu trabalho no portal XDA. Foi graças ao seu trabalho que a ROM Pixel Experience já pode ser instalada, agora mesmo, no teu Lenovo ZUK Z2 Plus.

Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros. Em seguida podemos ver um pouco do aspecto desta ROM para o teu smartphone.

Como instalar o Android Oreo no teu Lenovo ZUK Z2 Plus:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros Pixel Experience (ZIP) e as Gapps para a memória interna do smartphone.
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu smartphone – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo "PixelExperience_z2_plus-8.0.0-20171111-2243.zip", faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone
Lenovo Zuk Z2 Plus Android Oreo
O aspecto da Pixel Experience

Arquivos / ficheiros necessários – Pixel Experience e TWRP

Mesmo assim, e como em qualquer outra ROM, poderás encontrar alguns erros ou bugs. Todos eles estão a ser debatidos e corrigidos depois da sua deteção. Tal como podes ver na sua página dedicada no fórum XDA.

Precisarás de ter o teu bootloader desbloqueado e de instalar uma Recovery como a TWRP antes de instalar esta Pixel Experience ROM que já te dará as regalias e novidades do Android Oreo 8.1.

Caso queiras, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Estas transmissões em directo são posteriormente publicadas sob o formato de PodCast para que possas desfrutar deste conteúdo em alta-qualidade.

A instalação será feita por tua conta e risco. Contudo, esta será praticamente a única maneira de teres o teu Lenovo ZUK Z2 com o mais recente Android Oreo 8.1. Sinceramente, vale a pena apostar numa Custom ROM. Poderás também considerar a LineageOS 15, entre outras.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.