Android Oreo - É esta atualização assim tão importante?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A nova atualização Android Oreo começa a chegar a alguns smartphones com o Sistema Operativo da empresa americana, mas o que é que isto significa ao certo? Deves estar ansioso por este atualização? Até que ponto é que é importante?

Todos os anos é assim. A Google manda a nova atualização Android e a conversa até março do próximo ano é se este ou aquele smartphone a receberá e quando receberá o dito update. As atualizações de software são importantes maioritariamente face às vulnerabilidades que vão sendo descobertas.

Vê ainda: inclusive do RansomWare este ano. Estas atualizações chegam aos terminais para defender o utilizador face novas ameaças.

Na altura de lançamento do Android Oreo era um utilizador do Google Pixel. Tive e a oportunidade de o testar em modo Beta (que foi um desastre) e mais tarde como atualização oficial via OTA, que se mostrou bem mais estável.

A nível de design esta atualização Android Oreo não traz grandes melhorias. Temos uma nova barra de ferramentas com uma tonalidade diferente, temos os "pontinho" nos ícones quando tens notificações e ainda o picture-in-picture. Embora com mais características, estas são as 3 que mais achei relevantes.

O Android Oreo, na minha opinião, não foi uma enorme evolução face ao Android Nougat e sinceramente não vi grande entusiasmo quando chegou ao Google Pixel. Mas ainda não respondi à questão do título:

É o Android Oreo assim tão importante?

Mais do que as características dadas na atualização, o Android Oreo é importante para saber até que ponto é que devemos confiar numa fabricante de smartphones. Nunca as atualizações de sistema foram tão faladas como nos dias de hoje. As marcas querem mostrar que estão aqui para nos dar tudo o que queremos o mais depressa possível.

Se uma empresa que está a trabalhar arduamente para trazer a atualização de sistema só o consegue fazer quase um ano depois, devemos ter em questão a futura compra desta marca.

As atualizações de sistema são importantes. Se a tua fabricante te manda atualizações de sistema com patches de segurança, fica descansado porque o Android Oreo não é assim tão importante. Mas se o teu smartphone já tem quase um ano ou mais sem ver uma atualização, questiona seriamente as tuas escolhas no futuro.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple iPhone X – Sucesso pode não ser tão grande quanto o esperado

Apple – Adquirir a Disney (e a Fox) fá-la-ia maior que a Netflix

Google aperta o cerco às “fake news” e altera as regras do Notícias Google

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.