Huawei disponibiliza Kernel do Android Oreo para os Huawei P10

Rui Bacelar
Kernel Android Oreo EMUI 8.0 Huawei P10 Plus 4gnews Portugal Sem Tripé
A câmara fotográfica do smartphone Huawei P10 Plus continua a ser uma das melhores do mercado

O que é que torna o sistema operativo Android tão atraente para milhões de consumidores em todo o mundo? A sua vasta personalização. O seu espírito open source que permite a todo e qualquer programador desenvolver as suas aplicações para este OS. As suas ROM's, os seus tweaks e afinações ou aprimoramentos. Agora, para que estes programadores possam continuar a trabalhar, o código Kernel dos Huawei P10 e Huawei P10 baseado no Android Oreo 8.0 já foi publicado.

Trata-se de uma peça indispensável de todo o sistema operativo Android. Este SO baseia-se num kernel do Linux e utiliza a licença GPLv2 que ajuda a detectar e registar qualquer mudança no código ao nível kernel.

Vê ainda: 16 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

A pouco e pouco, as fabricantes como a Huawei começam a aperceber-se da importância de disponibilizar este código kernel, agora baseado no Android Oreo. Aliás, estas são legalmente obrigadas a fazê-lo com uma certa tempestividade. Agora, depois de a Motorola ter feito exatamente o mesmo para o seu Moto X4, a Huawei segue os seus passos ao disponibilizar o novo Kernel dos Huawei P10 e Huawei P10 Plus.

O novo código já se baseia na mais recente versão da EMUI, a 8.0. Por sua vez, esta já é construída sobre o novo Android Oreo 8.0 portanto ajudará os programadores a desenvolverem novas apps (e não só), preparadas para o novo Android Oreo.

Kernel dos Huawei P10 baseado no Android Oreo já é público

Até à data, a fabricante chinesa não era propriamente conhecida pela brevidade e pontualidade das suas distribuições do kernel. Todavia, com a expedita distribuição do código afeto aos Huawei P10 e Huawei P10 Plus a marca mostra assim sinais de mudança e empenho. Será uma ferramenta extremamente útil, um pré-requisito para o desenvolvimento de novas ROM's personalizadas.

Note-se ainda que a fabricante chinesa é uma das poucas marcas a suportar as mais valias do Project Treble que visa agilizar todo o processo de atualizações de software. Para o dispositivo P10 podes descarregar AQUI o seu Kernel. Já para o dispositivo P10 Plus poderás fazer AQUI o seu download.

O Kernel é um componente do sistema operativo, uma das suas partes integrantes. É crucial funcionamento do sistema operativo e do smartphone. Por isso mesmo convém afastar os olhares curiosos ou inexperientes para que não aconteçam acidentes. Ele é o mediador entre as duas camadas - Hardware e Software. É ele que gera a interação entre a máquina e o código.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei. Os aparelhos que vão receber o Android Oreo 8.0 – EMUI 8.0

Xiaomi. Tal como a Huawei, o Xiaomi Mi 7 pode saltar fora do MWC 2018

OnePlus e Xiaomi dominam a Samsung e LG no Marketing Digital

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.