Android Oreo não chegará ao smartphone Huawei Honor 8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de profusa discussão em torno das atualizações para o novo Android Oreo 8.0, depois de este já ter chegado a alguns dispositivos Honor. Depois de já começar a chegar a alguns Huawei. Depois de já ter chegado ao Huawei Honor 9, Honor V9 e ao 8 Pro. Agora, de acordo com a filial indiana da Honor, o Android Oreo não chegará ao Huawei Honor 8.

Depois de já vários outros equipamentos desta marca terem recebido a mais recente versão do sistema operativo da Google, os utilizadores começaram a ficar preocupados. Quem tem um Huawei Honor 8 estava à espera da atualização. Esta deveria chegar a qualquer momento, agora que a marca já a estava a distribuir para outros smartphones equivalentes.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 – abertura variável da câmara, sabes o que é?

Esta vontade de saber o que estaria a atrasar a chegada desta importante atualização de sistema motivou alguns utilizadores a inquirir a marca. Esta situação passou-se na Índia, ou melhor, envolvendo a filial indiana desta sub-marca da Huawei. Para sua total desilusão, através do seu perfil de Twitter oficial, a marca afirmou que o Huawei Honor 8 não receberá este Android Oreo.

Huawei Honor 8 dificilmente receberá o Android Oreo

Resposta que gerou automaticamente uma onda de contestação. Porque é que a atualização não chegaria ao dispositivo? O hardware é mais do que capaz de aguentar esta nova versão da plataforma da Google para dispositivos móveis. Se até mesmo o Honor 7X vai receber o Android Oreo, porque é que um dispositivo mais potente ficará de fora?

Na expectativa de tranquilizar os consumidores ou pelo menos acalmar os ânimos a marca citou "limitações de hardware e software". Uma justificação bastante vaga e que demonstra o quão superficiais podem ser os representantes oficiais das marcas. Isto gerará sem dúvida uma onda de descontentamento entre os até agora felizes utilizadores deste smartphone. Para eles, o Nougat deverá ser a última paragem. Ainda que, para todos os efeitos, os seus dispositivos sejam mais do que capazes de utilizar o Oreo.

Entretanto, a sub-marca da Huawei terá confirmado ao AndroidAuthority que o Honor 9 Lite (Youth Edition) já sairá da caixa com esta nova versão do sistema operativo. O mesmo sucede com o Mate 10 Lite e vários outros dispositivos. Todos eles com hardware genericamente inferior ao do antigo topo de gama da Honor.

Limitações de hardware? Não no Huawei Honor 8

Em suma, o argumento do hardware incapaz não convence. Contudo, ao olhar para o software, aí sim, talvez exista alguma justificação.

Note-se que quando foi lançado a marca prometeu uma grande atualização do sistema operativo para o Honor 8. Ora, ele chegou ao mercado com o Android Marshmallow (6.0). Entretanto já recebeu o Android Nougat (7.0). Para todos os efeitos a marca terá cumprido a sua promessa...

Esperemos que a decisão aplicada pela filial indiana desta sub-marca da Huawei seja diferente nos mercados europeus. Esperemos que em Portugal o Android Oreo chegue a este belo dispositivo.

O único impedimento parece ser a vontade da marca. Esperemos que tal venha a sofrer alterações e que os consumidores possam usufruir das novidades proporcionadas pelo Android Oreo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

alaxy S9

OnePlus atinge novo marco histórico e revela os planos para 2018

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.