Google - Android Nougat a crescer e Android Oreo continua insignificante

Rui Bacelar

Todo o utilizador de um smartphone Android gostaria de ter sempre a ultima versão (para já é o Android Oreo ou 8.0) deste sistema operativo desenvolvido pela d

Se o teu dispositivo estiver vinculado a uma operador este cenário é ainda pior pois terás que esperar pela aprovação desta. Agora, a poucas semanas da apresentação oficial do Android 8.0 ou Android O, olhemos para os já consideráveis números do Nougat, lançado há pouco mais de um ano.

É frequente vermos vários comentários de utilizadores Android que ficam, ainda agora, surpreendidos por receberem o Nougat, alheios ao facto de essa versão já ter mais de um ano de existência.

Pior ainda é o facto de a e já ter disponibilizado o Android Oreo (AOSP) para que as marcas comecem a preparar as atualizações e ainda existirem smartphones à espera do Nougat.

Android Nougat continua a crescer e Android Oreo já consta das tabelas da Google

Neste mês o cenário continua a ser familiar com bastante fragmentação entre as várias versões deste sistema operativo.

Os dados foram avançados pela própria Google através dos painéis de representação deste sistema operativo que podem ser encontrados Play Store.

Dados de setembro - fonte: Google

Este mês o Android Nougat continuou a crescer devido às atualizações do sistema operativo que vão chegando aos nossos dispositivos e aos novos equipamentos adquiridos e ativados.

Note-se ainda que o Android Oreo (8.0) ainda já entrou nas tabelas da Google onde apresenta 0,2%. É ainda digno de nota que é a primeira vez em que o Marshmallow regista uma queda, nomeadamente de 0,2% mas continua a ser, de longe, a versão mais popular.

Em setembro de 2017 temos o seguinte panorama:

  • Gingerbread com 0.6%
  • Ice Cream Sandwich com 0.6%
  • Jelly Bean com 6,6%
  • KitKat com 14,5%
  • Lollipop com 27,7%
  • Marshmallow com 32%
  • Android Nougat com 17,8%
  • Android Oreo com 0,2%

Mês após mês o resultado é uma enorme fragmentação dentro do sistema operativo da Google. Fenómeno este que não deverá melhorar nos próximos meses ou anos e que como em tudo na vida, apresenta vantagens e desvantagens.

Android da Google continua muito fragmentado

Neste aspecto, as consequências para o utilizador final são, por regra, pouco relevantes.

É certo que a versão mais recente tem sempre as novas correcções de segurança, algo a que devemos ter sempre atenção, especialmente para fazer frente a ameaças como o BlueBorne

Por outro lado, o teu smartphone continuará a funcionar, por vezes até de forma mais estável, mesmo que não tenhas todas as novidades da última versão deste OS.

Vê ainda: Motorola que costuma ser a primeira a atualizar os seus smartphones. Temos agora também a Nokia que está empenhada em agilizar estes updates e por isso merece o nosso louvor.

Qual é a versão do OS no teu Android? Já tens o Android Nougat?

Mas porquê tanta demora? Ora, em primeiro lugar porque as marcas, as construtoras demoram o seu tempo a desenvolver e preparar cada novo pacote de atualizações, algo que a Google está a tentar contornar mas que não se adivinha tarefa fácil.

Regra geral, agora que a Google já disponibilizou oficialmente a nova versão do seu sistema operativo, em média terás que esperar cerca de 6 meses até que o teu smartphone ou tablet receba o novo software, isto se o teu equipamento for um topo de gama (flagship), caso contrário terás que esperar um pouco mais, por norma.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Mixpanel podemos ver que o iOS 11 foi prontamente instalado em 12% de todos os iDevices nas primeiras 24 horas, estando a aumentar a sua representação em cerca de 2-3% por cada dia desde então.

Entretanto (desde o dia 19 de setembro), o iOS 11 já está presente em 28,06% dos dispositivos. Cenário que muito dificilmente se verificará no sistema operativo da Google num futuro próximo.

Qual é a versão do sistema operativo no teu smartphone Android?

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi: primeira Mi Store oficial na Europa abre na Grécia

Edição Limitada do OnePlus 5 JCC+ já pode ser tua por 559€

Facebook utilizará “Face ID” para recuperares a tua conta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.