Android Oreo da Google continua a crescer, tal como o Android Nougat

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Todos os meses a tecnológica Google, sediada em Moutain View, Califórnia, disponibiliza as tabelas de distribuição do seu sistema operativo. Agora, relativamente ao mês de maio de 2018, podemos ver que o Android Oreo (P", a 9ª versão deste sistema operativo da Google. Todavia, podemos ver que o Oreo ainda tem um longo caminho pela frente.

Vê ainda: d

Os dados de distribuição das versões deste sistema operativo são extremamente valiosos. Isto porque nos permitem aferir quais as versões mais populares entre os consumidores, bem como a evolução e taxa de adopção das novas versões.

De acordo com os dados mais recentes, o Android Oreo cresceu consideravelmente face ao mês passado. Está agora presente em 5.7% de todos os dispositivos ao passo que em abril estava presente em 4.6% dos equipamentos. Um crescimento de 1.1% durante este último mês.

Android Oreo já está presente em mais de 5% dos equipamentos

Cumpre salientar que estes dados foram recolhidos durante um período de 7 dias com base nas estatísticas envidas pelos equipamentos. A premissa aqui sendo o crescimento considerável desta que é a mais recente versão do sistema operativo. Podemos também constatar o crescimento da versão Android Nougat que, face ao mês de abril cresceu de 30.8% para 31.1%. É, neste momento, a versão mais utilizada em todo o "mundo" Android. Com 22.4% a versão Lollipop continua a ser a 3ª mais popular, apesar de já estar em queda face ao Nougat. O Marshmallow, com 25.5% é a 2ª versão mais comum.

A tabela de distribuição mostra-nos que passados 9 meses desde a sua disponibilização ao público e às fabricantes o Android Oreo passa agora a fasquia dos 5%. Já por outro lado vemos que a versão anterior, o Android Nougat continua em crescendo.

Android Nougat continua a crescer e o Oreo tem um longo caminho pela frente

Isto significa que há mais dispositivos a serem comprados e ativados com o sistema operativo Android Nougat. Significa também que a atualização para o Android Nougat da Google está chegar a alguns dos dispositivos que já se encontravam em circulação.

Enquanto isso as versões anteriores começam a perder fulgor, com o Lollipop a ser a 3ª versão mais popular. Abaixo temos ainda a versão KitKat com 10.3%, mostrando-se ainda muito mais popular do que a versão mais recente do sistema operativo da Google.

Estes dados mostram-nos que a Google ainda tem um longo caminho pela frente no combate à fragmentação do seu sistema operativo. Iniciativas como o Projecto Treble começam a ser cada vez mais populares e adotados por mais fabricantes.

Ainda assim, a Google não pode simplesmente forçar as fabricantes a atualizarem todos os seus smartphones e dispositivos móveis mais antigos. Já por outro lado, estes números mostram-nos que os consumidores continuam a utilizar seus dispositivos antigos.

Android Oreo foi lançado em 2017, o Android Nougat em 2016

Permite-nos também aferir que, apesar de não terem a versão mais atual do sistema operativo da Google, a sua utilidade não diminui. O mesmo já não pode ser dito à sua segurança ou impermeabilidade face às investidas de possíveis meliantes, sobretudo nas versões mais antigas do sistema.

No decurso dos próximos meses esperamos que o Android Nougat continue a crescer, começando também o Oreo a ganhar mais tração. Todavia, este último crescerá sobretudo graças à diminuição da representatividade das versões mais antigas.

Enquanto isso a Google já está a preparar o seu próximo "P". Chegará em agosto de 2018 e até lá esperamos que o Android Oreo já tenha ultrapassado a fasquia dos 10%.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e I/O 2018

e I/O 2018

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.