Android Oreo Go é apresentado oficialmente pela Google!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Acaba de ser apresentada - e lançada oficialmente - uma nova versão do Android. Trata-se do equivalente em software da premissa primordial da iniciativa One. Chama-se Android Oreo Go, ou melhor (Go edition). Vamos descobrir o que é, o que traz de novo e porque é que será bem-vindo em vários mercados. Vem daí, estas são as novidades da Google!

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 e Samsung Galaxy S9 – o que vai distinguir estes dispositivos?

Este Android Oreo Go ou Go Edtion quer dar ao utilizador a hipótese de utilizar um smartphone ou tablet com recursos muito reduzidos e que mesmo assim seja rápido e fluído. Com efeito, o objetivo da Google é poder proporcionar uma experiência de utilização simples e fluída para equipamentos Android com 1GB de memória RAM. Ou até mesmo menos, com 512mb de memória RAM, por exemplo.

Como posso usufruir do Android Oreo Go Edition?

Hoje, não podes. Amanhã, já poderás! Com efeito, este "novo" Android Oreo Go será lançado oficialmente amanhã, tendo sido apresentado hoje. Chega como parte integrante da versão 8.1 deste sistema operativo que será amanhã distribuido.

É uma nobre iniciativa da Google. Conceber toda uma versão do seu sistema operativo para dispositivos muito económicos. Até mesmo os dispositivos com 512mb de memória RAM poderão usufruir do novo sistema operativo. Algo que sem dúvida será bem recebido nos mercados emergentes como o gigantesco mercado indiano.

De acordo com a própria gigante tecnológica, o Oreo Go é composto por três pilares essenciais. O sistema operativo. As aplicações da Google. A Play Store. Começando pelo sistema operativo, a tecnológica de Mountain View diz ter optimizado todo este sistema ao ponto de a "típica aplicação (App)" ser 15% mais rápida nesta nova versão do Oreo.

A tecnológica optimizou todo este Android Oreo Go e compactou todas as apps pré-instaladas. Estas ocupam agora até menos 50% de espaço na memória interna do dispositivo.

O que traz de novo o Android Oreo Go, da Google?

A otimização abrange ainda o consumo de dados do teu plano. A Google operou ainda várias melhorias e funcionalidades que vão poupar bastante o consumo de dados.

Isto é, cada App consumirá menos tráfego ao impedir, por exemplo, a aplicação de os utilizar quando não está a ser utilizada em primeiro plano. Até mesmo o Chrome foi atualizado e a sua funcionalidade de poupança de dados foi reforçada para que não consuma tanto quando estás, por exemplo, a ver vídeos.

Seguindo para as Apps, neste Android Oreo Go terás apenas 9 aplicações pré-instaladas. São elas o Google Go, Google Assistant Go, YouTube Go, Google Maps Go, Gmail Go, Gboard, Google Play, Chrome, e o gestor de ficheiros Files Go.

Todas estas aplicações ou Apps supra-mencionadas ocupam o menor espaço possível na memória interna dos dispositivos. Veja-se a Google Go que pesa menos de 5MB no armazenamento interno.

Por último, a Google Play Store neste Android Oreo Go terá uma nova seção dedicada a este sistema operativo. Lá poderás encontrar recomendações dos editores com base nas características do teu dispositivo. Isto é, poderás encontrar Apps destinadas a equipamentos de entrada, com poucos recursos.

Desta forma, terás uma lista consciente da humildade do teu smartphone na loja oficial. Aplicações que te ajudarão a tirar mais proveito do teu smartphone e que, esperamos nós, não sobrecarreguem o seu hardware. Poderás, contudo, instalar qualquer outra aplicação presente na Play Store.

Em suma, este Android Oreo Go ou Go Edition parece cumprir o objectivo da tecnológica em providenciar um sistema operativo capaz de correr em praticamente qualquer dispositivo móvel existente. Simples mas capaz ao mesmo tempo. Chegará "nos próximos meses".

Assuntos relevantes na 4gnews:

oto Z2 Force: “Android Oreo” está a finalmente a chegar!

d

OnePlus 5T Star Wars Edition chega já no dia 14 de dezembro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.