Android Oreo continua a crescer, mas ainda sem sínal do Android Pie

Vitor Urbano
Android Oreo Android Pie
Android Oreo torna-se na segunda versão mais usada do SO da Googe e o Android Pie ainda não apareceu...

Os novos números da distribuição das versões do sistema Android já foram publicados para o mês de outubro e os resultados apresentam-se diferentes do que seria desejado. Todos os meses a Google publica os dados estatísticos da distribuição do seu sistema operativo, sendo confirmado constantemente o problema de fragmentação...

Passaram-se 3 meses desde o lançamento oficial da mais recente versão, Android Pie. No entanto, continua a não haver indícios de grande adoção da nova versão por parte da grande maioria das fabricantes.

Vê ainda: Google e Samsung trabalham em ‘edição especial’ do sistema operativo

Todos sabemos que já se tornou normal as fabricantes demorarem bastante tempo a lançar atualizações deste tipo para os seus smartphones. No entanto, tudo indicava que a chegada do Android Pie poderia vir a mudar esse cenário. Pois bem, parece que isso não aconteceu.

Quando se esperava que o Android Pie fizesse a sua aparição nestes dados estatísticos, encontra-se uma vez mais ausente. Neste relatório mensal, são apenas referidas versões do Android que estejam presentes em pelo menos 0,1% dos smartphones.

Android Pie continua a teimar em não aparecer, enquanto o Android Oreo ganha terreno

Por isso, fica uma vez mais confirmado que também a nova versão está a ter grandes dificuldades em se tornar relevante no mundo dos smartphones com o sistema operativo da Google.

Por outro lado, o Android Oreo continua a ganhar terreno, tornando-se na segunda versão mais utilizada. O que significa que após 2 anos de ter sido lançada oficialmente, a versão Nougat é ainda a que é mais utilizada.

Certamente que nova versão vai fazer a sua primeira aparição já no próximo mês, especialmente se tivermos em consideração o grande número de smartphones que deverá receber a atualização durante o mês de novembro. Para além disso, o número de smartphones a ser lançado já com o a mais recente versão vai começar a aumentar exponencialmente.

AndroidOreoAndroidPie-2.jpgAndroidOreoAndroidPie-1.jpg

Estes resultados acabam sempre por ser bastante subjetivos. Especialmente se tentar-mos ter uma ideia da distribuição exclusivamente em smartphones. Isto porque os dados são recolhidos de todos os dispositivos a correr o SO da Google. Ou seja, incluí smartphones, tablets e também Android TV box.

Os tablets ficaram há muito tempo deixados de parte por parte das fabricantes. Mas o principal problema são as TV box. A esmagadora maioria chega aos seus utilizadores com versões extremamente desatualizadas do sistema operativo. Não chegando a receber qualquer tipo de atualização.

Por fim, seria certamente interessante se a Google conseguisse publicar dados estatísticos da distribuição do seu sistema operativo exclusivamente em smartphones. No entanto, não me parece que isso venha a acontecer.

Editores 4gnews recomendam:

Este é o OnePlus 6 como nunca visto antes!

11 aplicações Premium que estão grátis na Google Play Store

WhatsApp: Nova atualização vai trazer ‘stickers’

Fonte | Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.